Peru assado no forno com castanhas


1 peru (inteiro, 4kg)
2 laranjas
2 limões
sal grosso
2 cebolas
1 cabeça de alhos
1 ramo tomilho
3 dl espumante (bruto)
50 g margarina
pimenta preta (acabada de moer)
guarnição
1 kg castanha (congeladas)
350 g bagos de uvas
1 dl vinho do Porto
4 c. sopa azeite
sal e pimenta q.b.


1 - Num recipiente grande, mergulhe o peru em água fria, previamente temperada com sal – que terá de ficar diluído antes de entrar a carne – junte as laranjas cortadas em rodelas e os limões. Assim fica de um dia para o outro.


2 - Para cozinhar, escorra o peru, recheie-o com algumas rodelas de laranja e de limão (podem ser as utilizadas na água), junte o ramo de tomilho, ate as patas e disponha-o num grande prato de forno. Acrescente a cebola cortada em gomos, os alhos esmagados, um pouco de pimenta, barre o peru com a margarina e junte o espumante.


3 - Leve ao forno, que já deve estar a 170º, durante 2 horas, regando de vez em quando. Para verificar se está cozinhado, depois das 2 horas de forno, enterre um espeto em metal debaixo da asa: se sair um líquido tipo água o peru está no ponto; se sair um líquido rosado deixe-o mais algum tempo no forno.


4 - Num tacho coloque a margarina e o azeite, deixe aquecer e junte as castanhas, já preparadas, para que cozinhem em lume brando. Quando começarem a ficar tenras, tempere-as com sal, pimenta, junte os bagos de uva, o vinho do porto, tape e desligue.


5 - Após um repouso de 10 minutos, sirva as castanhas com o peru regado com o molho e decorado a gosto. 
 
 
Powered by Blogger.