papas de aveia no forno com cenoura, frutos secos e sementes: um pequeno-almoço saudável para toda a semana

É a vantagem destas papas de aveia. Faz um pirex um dia e dura-lhe para o resto da semana. Se fizer hoje, amanhã de manhã serve-se do que lhe apetecer, coloca numa taça, aquece no micro-ondas e já está. É a receita ideal para os dias de semana, sobretudo para mim, que fico sempre mais 5 minutos a arrastar-me na cama. Como tenho o tempo todo cronometrado, tenho de recuperar minutos e segundos preciosos no duche e no pequeno-almoço. E esta receita do blog Green Kitchen Stories vai ser a minha nova aliada no combate ao stress matinal. Ainda, por cima, é fácil, deliciosa e saudável.

Só preciso de flocos de aveia (sem glúten, de preferência), fermento, gengibre em pó, noz-moscada, canela, cardamomo em pó, extrato de baunilha, flor de sal, cenoura crua ralada e passas, para a mistura seca. Para a mistura líquida, vou precisar de ovos e de um leite vegetal à minha escolha (adoro o de amêndoa). Para o crumble crocante, preciso ainda de xarope de ácer ou mel, óleo de coco, nozes ou uns frutos secos quaisquer e sementes de girassol.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Carrot_cake_oatmeal_2.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte o fundo de um pirex de 20x25 cm com óleo de coco e reserve.

Junte os flocos de aveia, o fermento, as especiarias e o sal numa taça e misture. Acrescente a cenoura ralada e as passas e volte a misturar.

Numa taça à parte, bata os ovos e junte o leite. Mexa bem.

Agora, prepare o cumble: junte numa taça pequena o xarope de ácer ou o mel, o óleo de coco, as nozes e as sementes. Misture com os seus dedos.

Finalmente, coloque no pirex, primeiro, a mistura de aveia. Depois, despeje por cima a mistura dos ovos com o leite, de forma a ensopar bem a primeira camada. Espalhe por cima a mistura de nozes e sementes e leve ao forno durante 25 a 35 minutos. No fim do tempo, o crumble deve estar crocante e acastanhado.

Deixe arrefecer ligeiramente antes de servir.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: green kitchen stories

 

Powered by Blogger.