Receita de queijo fresco e compota de abóbora, Laranja e Canela





Queijo fresco caseiro (Ricota)


1 lt de leite meio-gordo
1/2 chávena de natas
1/2 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de sumo de limão


Compota de Abóbora, Laranja e Canela

1 kg de abóbora (polpa)
2 laranjas (raspa e sumo)
650 gr de açúcar
3 paus de canela


Preparação

Para a compota, colocar a abóbora em pedaços num tacho grande. Juntar a raspa de laranja, o sumo, o açúcar e os paus de canela. Levar ao lume até ferver, mantendo depois a fervura baixa e mexendo até criar ponto. Retirar os paus de canela e se necessário ou preferir passar com a varinha mágica para ficar com consistência homogénea. Levar ao lume mais uns minutos a apurar e depois deixar arrefecer e guardar em frascos esterelizados. Conservar no frio.

Para a ricota, juntar num tacho todos os ingredientes e levar ao lume, sem deixar ferver, até atingir mais ou menos os 90ºC. Demorará uns 20 minutos. (eu não usei termómetro e mantive o lume baixo, sem ferver e sempre mexendo durante uns 40-45 minutos). Supostamente ao chegar à temperatura desejada formam-se os coalhos (no meu caso não notei, só uma ligeira consistência mais grossa do leite). Retirei do lume e adicionei mais 2 colheres de sopa de sumo de limão, tapei o tacho e deixei a repousar por 10 minutos.
Forrar uma peneira com um pano de algodão fino e colocar o conteúdo do tacho. Deixar a drenar por 30 a 60 minutos conforme preferir a sua ricota mais cremosa ou mais seca. Guardar num recipiente de vidro, no frio, até uma semana.
Nota: nas receitas que li na internet o sumo de limão só é adicionado no final, já fora do lume, aguardando no tacho tapado por 10 minutos antes de drenar, daí o ter feito (como não vi formação de coalhos). Esta foi a minha primeira experiência e sem termómetro.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://ananasehortela.blogspot.com
Powered by Blogger.