Skip to main content

Coelho Estufado com Cogumelos e Alecrim

23 de Setembro de 2019

Tive uma infância feliz. Cresci numa espécie de mini quinta, rodeada de produtos caseiros, de vários animais de estimação, e para consumo também. Porcos, galinhas (e os seus ovos maravilhosos!), perus, patos e coelhos... sempre me deliciei a brincar ao sol, no meio do campo, da terra, dos animais. E sempre valorizei o facto de termos acesso a estes produtos de qualidade.

Entretanto cresci e de todos estes tipos de carne, estranhamente, deixamos de consumir tanta carne de coelho, que é tão nutritiva e tão típica da nossa alimentação mediterrânea... pessoalmente gosto de receitas daquelas de avó sabem?! Daqueles estufados maravilhosos que ficam muito tempo a cozinhar, a ganhar gosto... como este coelho estufado com cogumelos e ervas aromáticas!

Mas hoje em dia podemos encontrar todo o tipo de receitas com coelho... feitas em lume brando, mais demoradas ou rápidas e muito práticas! Todas elas disponíveis na página Carne de Coelho - Como a Vai Cozinhar Hoje? que está repleta de sugestões deliciosas... para todos os gostos! No site podem saber mais sobre os benefícios da carne de coelho e os seus variados cortes.




Coelho Estufado com Cogumelos e Alecrim

Ingredientes para 4 pessoas:
  • 1 kg de pernas de coelho (4 uni)
  • 300 g de cogumelos brancos
  • 200 ml de água
  • 250 ml de vinho do Porto
  • 100 ml de natas
  • 25 g de amido de milho
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 5 hastes de alecrim picado
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • azeite q.b.
  • mistura de 5 pimentas q.b.
  • sal q.b.

Preparação:
1. Num tacho coloque um fio de azeite juntamente com a cebola e os alhos picados e deixe refogar. Adicione a polpa de tomate, o cubo de carne, o alecrim picado e misture.
2. Adicione as pernas de coelho e tempere com sal e pimenta a gosto. Cubra com o vinho do Porto e a água, e deixe cozinhar 45 a 60 minutos, mexendo de vez em quando.
3. Dissolva o amido de milho num pouco de caldo da cozedura. Junte ao restante caldo deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo sempre.
4. Adicione a manteiga e os cogumelos laminados e deixe cozinhar mais 5 a 10 minutos.
5. Junte as natas, misture bem e deixe ferver. Sirva de imediato, acompanhado de esparguette cozido.

Acompanha-nos também em:

   

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com