Skip to main content

Lombos de pescada com conquilhas e espargos e cenouras glaceadas


Já estou de volta. Estas férias foram maravilhosas, com um bom e cauteloso sol. Tenho imenso cuidado com o sol e com as horas a que apanho sol. Não sou ninguém para criticar mas faz-me imensa confusão quem consegue estar ao sol entre as 11h30m e as 16h. A mim não me apanham lá. Além de não fazer bem, não aguento o calor. 
Mas não regresso em modo crítica, regresso feliz e cheia de vontade de regressa ao meu cantinho, o nosso blog. Regresso com vontade de partilhar receitas e produtos novos que experimentei, que tive oportunidade de provar e de os incluir na minha alimentação. Mas não pode ser tudo de uma vez. 
As minhas férias foram passadas em Lagos, onde todos os anos estou algumas vezes. Cá em casa este anos deu-nos para apanhar conquilha e já tinha publicado algumas receitas com conquilha e ainda mais estão para vir. Desta vez as conquilhas eram mais que suficientes, mas fiz todas. No final da refeição, retirei o miolo da conquilha, às que sobraram e guardei numa caixinha, para fazer um arroz. Esta receita tem conquilha apanhada por nós cá em casa e por isso tem um cheirinho e um sabor a mar que nem vos conto. Sim, porque a conquilha de compra é caríssima, não é seguramente tão fresca e numa horita apanha-se conquilha suficiente para um delicioso petisco. Ora aqui vai.



Ingredientes pescada:
  • 2 Lombos de pescada
  • Conquilha q.b.
  • 1 Cebola
  • 1 Alho francês
  • 4 Dentes de alho
  • Flor de sal q.b. (Necton)
  • Pimenta preta q.b.
  • Azeite q.b. (Transmontanos)
  • Sumo de lima q.b.


Ingredientes espargos e cenouras:
  • Cenouras baby
  • Espargos
  • 1 Colher (de sopa) de manteiga vegetal
  • 1 Colher (de sopa) Mel da Montanha (Transmontanos)
  • Flor de sal q.b. (Necton)
  • Pimenta preta q.b.


Preparação:
- Coloque a conquilha em água e sal e mude a água e o sal diversas vezes para libertar a areia. 
- Com a mandolina Borner faça rodelas de cebola e rodelas de alho francês.
- Coloque um pouco de azeite no fundo de uma frigideira, e junte a cebola e o alho francês.
- Quando estiver translúcida adicione os lombos de pescada e tempere a gosto com a flor de sal, a pimenta e os dentes de alho picados. Vire ao fim de dois minutos. Quando estiver cozinhado vire de novo e reserve.
- Adicione as conquilhas devidamente escorridas e deixe-as cozinhas em lume alto para abrirem. Tempere a gosto com sal e pimenta. Ao fim de uns minutos tape a frigideira para acabarem de abrir.
- Entretanto retire a pele às cenouras e arranje os espargos. Corte-lhes a ponta e retire a "casca" dos espargos.
- Numa frigideira coloque a manteiga e deixe alourar as cenouras e os espargos.
- Quando estiver dourados adicione o mel. Tempere a gosto com flor de sal e pimenta preta, envolva bem e está pronto a servir com as conquilhas e a pescada.













Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com