Skip to main content

está na hora de deixar de beber gin e começar a comê-lo com esta divinal tarte de gin tónico e limão

A minha querida Mulher Mistério diz que temos de beber menos gin. E, se Ela manda, eu obedeço. Por isso, hoje, sábado, não vou beber o meu habitual gin tónico. Vou comê-lo. Em forma de tarte – com esta divinal tarte de gin tónico e limão, do espectacular site Delicious.

É isso mesmo que imagina: o recheio desta maravilhosa tarte leva gin e limão. E a base leva água tónica e mais limão. Mas não é só: por cima, ainda vai colocar um fabuloso xarope com todos os ingredientes de um divinal gin tónico.

Mas, como dizia o esquartejador, vamos por partes. Para a base, vai precisar de farinha, açúcar de confeiteiro, manteiga gelada sem sal, raspas de limão, água tónica gelada e uma gema de ovo. Para o recheio, separe ovos, açúcar fino para bolos, raspas de limão fininhas, sumo de limão espremido passado por um passador, natas para bater e gin. Finalmente, para o xarope de gin, vai precisar de mais gin, mais açúcar fino, água tónica, zimbro e sumo e fios de casca de limão. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

gin-and-tonic-tart-recipes---best-dessert-recipes---redonline.jpg

 

Primeira etapa: fazer a massa. Junte a farinha, o açúcar, a manteiga e as raspas  de limão num processador e ligue até ficar tudo misturado numa massa em pedaços soltos. Acrescente a gema e a água tónica e bata mais um pouco até a massa ficar unida numa única bola. Embrulhe a bola de massa em película aderente e leve ao frigorífico durante meia hora.

Tenda agora a massa no balcão de cozinha polvilhado com farinha e use-a para forrar uma forma de 23 cm, com o fundo amovível, untada com manteiga. Leve a forma ao frigorífico durante 15 minutos. E finalmente pique a massa com um garfo, coloque por cima uma folha de papel vegetal e depois arroz cru para fazer peso. Leve tudo ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante dez minutos. Retire o arroz e o papel vegetal e volte a colocar no forno durante mais cinco minutos para dourar.

Eu sei que podia substituir todo este trabalho por uma base de tarte comprada no supermercado, mas nesse caso ia abdicar de ter uma deliciosa base a saber a água tónica com limão.

Enquanto a base da tarte arrefece, bata à mão todos os ingredientes do recheio. Espalhe o creme do recheio por cima da base arrefecida e volte a levar ao forno durante mais 20 a 25 minutos.

Aproveite o tempo em que a tarte está no forno para fazer o xarope de gin tónico. Misture a água tónica com o açúcar e o sumo de limão, numa panela, e deixe dissolver em lume brando. Acrescente o gin e o zimbro e deixe ferver lentamente durante mais cinco minutos. Noutra panela, escalde os fios de casca de limão, em água a ferver, durante dois minutos. Escorra-os e adicione-os ao xarope de gin. Ferva mais cinco minutos e deixe arrefecer.

Sirva a tarte com o xarope de gin tónico espalhado por cima.

Eu sei que não é propriamente uma receita rápida, mas vai ver que vale o esforço. E, no fim, atépode brindar.

 

Uma óptima tarte para si onde quer que o gin tónico esteja,

Ele

 

receita e foto: delicious

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com