está na hora de deixar de beber gin e começar a comê-lo com esta divinal tarte de gin tónico e limão

A minha querida Mulher Mistério diz que temos de beber menos gin. E, se Ela manda, eu obedeço. Por isso, hoje, sábado, não vou beber o meu habitual gin tónico. Vou comê-lo. Em forma de tarte – com esta divinal tarte de gin tónico e limão, do espectacular site Delicious.

É isso mesmo que imagina: o recheio desta maravilhosa tarte leva gin e limão. E a base leva água tónica e mais limão. Mas não é só: por cima, ainda vai colocar um fabuloso xarope com todos os ingredientes de um divinal gin tónico.

Mas, como dizia o esquartejador, vamos por partes. Para a base, vai precisar de farinha, açúcar de confeiteiro, manteiga gelada sem sal, raspas de limão, água tónica gelada e uma gema de ovo. Para o recheio, separe ovos, açúcar fino para bolos, raspas de limão fininhas, sumo de limão espremido passado por um passador, natas para bater e gin. Finalmente, para o xarope de gin, vai precisar de mais gin, mais açúcar fino, água tónica, zimbro e sumo e fios de casca de limão. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

gin-and-tonic-tart-recipes---best-dessert-recipes---redonline.jpg

 

Primeira etapa: fazer a massa. Junte a farinha, o açúcar, a manteiga e as raspas  de limão num processador e ligue até ficar tudo misturado numa massa em pedaços soltos. Acrescente a gema e a água tónica e bata mais um pouco até a massa ficar unida numa única bola. Embrulhe a bola de massa em película aderente e leve ao frigorífico durante meia hora.

Tenda agora a massa no balcão de cozinha polvilhado com farinha e use-a para forrar uma forma de 23 cm, com o fundo amovível, untada com manteiga. Leve a forma ao frigorífico durante 15 minutos. E finalmente pique a massa com um garfo, coloque por cima uma folha de papel vegetal e depois arroz cru para fazer peso. Leve tudo ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante dez minutos. Retire o arroz e o papel vegetal e volte a colocar no forno durante mais cinco minutos para dourar.

Eu sei que podia substituir todo este trabalho por uma base de tarte comprada no supermercado, mas nesse caso ia abdicar de ter uma deliciosa base a saber a água tónica com limão.

Enquanto a base da tarte arrefece, bata à mão todos os ingredientes do recheio. Espalhe o creme do recheio por cima da base arrefecida e volte a levar ao forno durante mais 20 a 25 minutos.

Aproveite o tempo em que a tarte está no forno para fazer o xarope de gin tónico. Misture a água tónica com o açúcar e o sumo de limão, numa panela, e deixe dissolver em lume brando. Acrescente o gin e o zimbro e deixe ferver lentamente durante mais cinco minutos. Noutra panela, escalde os fios de casca de limão, em água a ferver, durante dois minutos. Escorra-os e adicione-os ao xarope de gin. Ferva mais cinco minutos e deixe arrefecer.

Sirva a tarte com o xarope de gin tónico espalhado por cima.

Eu sei que não é propriamente uma receita rápida, mas vai ver que vale o esforço. E, no fim, atépode brindar.

 

Uma óptima tarte para si onde quer que o gin tónico esteja,

Ele

 

receita e foto: delicious

 

Powered by Blogger.