Bacalhau à Zé do Pipo





Ingredientes:
- 2 lombos de bacalhau já demolhados
- 500ml de leite
- 800g de batatas para cozer cortadas aos cubos do mesmo tamanho
- 2 cebolas grandes finamente fatiadas
- 2 folhas de louras
- 2 dentes de alho grandes
- 1 noz de manteiga
- azeite q.b.
- sal q.b.
- pimenta moída q.b. (moinho de várias pimentas)
- maionese q.b.
- azeitonas pretas

Preparação:

Cozer o bacalhau em leite, com uma folha de louro, um dente de alho inteiro ligeiramente esmagado e pimenta. Deixar a cozer só até o bacalhau ficar com uma cor opaca e ser possível lascar (para que não fique demasiado seco). Retirar o bacalhau, cortar os lombos ao meio e delicadamente retirar o máximo de espinhas sem desmanchar as metades dos lombos. Coar o leite. Reservar o leite e o bacalhau.


Cozer as batatas em água temperada de sal, até ficarem bem tenras. Escorrer e esmagar com o utensílio manual próprio. Acrescentar a manteiga, um pouco do leite da cozedura do bacalhau, uma pitada de noz moscada, pimenta e sal se necessário. Mexer e acrescentar mais leite até obter a consistência desejada. Reservar.


Levar a cebola, a restante folha de louro e o outro alho picado a refogar até ficar macia. Adicionar um pouco do leite e deixar a cozer. Temperar de sal e pimenta.


Numa travessa de ir ao forno, colocar o bacalhau ao centro, o puré à volta, a cebolada por cima do bacalhau, generosas colheradas de maionese por cima e azeitonas a decorar. Levar ao forno pré-aquecido a 200º para aquecer e dourar. Servir quente acompanhado de uma salada de alface. Bom apetite!


Fonte original todos os direitos reservados a:https://omeutempero.blogspot.com
Powered by Blogger.