Cabrito assado com batata e arroz de miúdos



Ingredientes


PARA O CABRITO
1,4 kg cabrito com miúdos
1 dl vinho branco
1 c. sobremesa sal
1 c. chá pimentão-doce
1,2 dl azeite
5 dentes de alho
qb alecrim
qb tomilho
2 folhas de louro
400 g cebola
200 g tomate com rama maduro
500 g batatinha para assar
400 g cenoura


PARA O ARROZ
2 c. sopa azeite
1 cebola
2 dentes de alho
200 g miúdos do cabrito
1 c. chá sal
50 g chouriço regional
1,5 dl água
2 dl caldo do assado
200 g arroz carolino

1 cenoura


Preparação


1. Parta o cabrito em peças grandes, ou peça no talho para o partirem. Retire os miúdos e reserve-os.
2. Numa tigela junte o vinho branco, o sal, o pimentão-doce, o azeite, os dentes de alho esmagados, um ramo de alecrim e de tomilho (reserve algum) e as folhas de louro.
3. Envolva bem e adicione a cebola e o tomate cortados em cubos. Coloque o cabrito numa assadeira de barro, disponha as batatas descascadas e a cenoura cortada em rodelas e regue tudo com o preparado.
4. Deixe marinar cerca de 24 horas.
5. Pré-aqueça o forno a 150° C e asse o cabrito na assadeira cerca de 30 minutos. Volte a carne e asse mais 30 minutos, a 180° C.
6. Para o arroz: aqueça o azeite num tacho, adicione a cebola e os dentes de alho finamente picados e deixe refogar até murcharem.
7. Junte os miúdos picados, a cenoura inteira e tempere com o sal e mexa. Adicione o chouriço inteiro, deixe corar cerca de cinco minutos e adicione a água, o caldo do assado e o sal.
8. Quando levantar fervura junte o arroz, baixe o lume para o mínimo e deixe cozer cerca de 18 a 20 minutos. A meio do tempo, retire o chouriço e corte-o em rodelas finas.
9. Disponha o arroz num tabuleiro, decore com as rodelas de chouriço e leve ao forno, pré-aquecido a 200° C, durante 5 minutos ou até estar ligeiramente dourado.
10. Sirva o cabrito sobre a cebolada com o tomate e a cenoura e acompanhe com as batatas e o arroz. Salpique com tomilho.

 
Powered by Blogger.