Skip to main content

Borrego assado no forno....esta receita é uma delicia!







Ingredientes

Uma perna de borrego 

0,5 l de vinho branco
1 laranja
1 limão
sal q.b.
pimentão doce q.b.
azeite
1 cebola média
1 folha de louro
caldo de carne q.b. ( de preferencia um pouco de caldo da cozedura de carnes, que quando sobra congelamos)
batatinhas para acompanhar

Alecrim
1 malagueta





Preparação

1. No dia anterior tempere a carne com sal, o pimentão doce, o louro, a malagueta, umas folhinhas de alecrim, o limão e a laranja às rodelas, o vinho e deixe no frigorífico tapado com papel de alumínio.

2. No dia seguinte coloque a carne num tabuleiro, coloque a cebola às rodelas por baixo da carne e junte a marinada (sem as rodelas de citrinos) . Acrescente um pouco caldo de carne e leve ao forno a assar a 220ºC , tapado com papel vegetal durante cerca de 1h30 (forno tradicional) .

3. Passado este tempo destape a carne, aumente o forno para os 250ºC e deixe acabar de assar mais 40 minutos, ou até verificar que a carne está assada e alourada por fora. ( O tempo de cozedura de uma peça de borrego dependo do seu tamanho e do forno. Uma peça com cerca de 1,5kg pode demorar duas horas a ficar bem cozinhada.) Durante o tempo que a carne está a assar, assim que vir que o tabuleiro começa a secar junte caldo de carne. ( espete a carne com um garfo, se ainda saírem sucos não está cozinhada por dentro. Geralmente quando já está alourada por fora, corto um pedaço para ver como está por dentro)

4. Coza as batatas com casca (pode pica-las com um garfo para cozerem mais depressa e depois de cozidas retire a casca e junte-as à carne 10 minutos antes de desligar o forno. Envolva-as no molho e deixe tomar gosto enquanto a carne acaba de assar.

5. Retire a carne do forno, fatie-a e sirva com as batatinhas.


Nota: pode assar as batatinhas junto à carne ou separadamente conforme gostar mais. 

Fonte: http://www.receitasdeportugal.com










Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com