Bola de linguiça e chouriço



Ingredientes:

3 Ovos (tamanho M)
200 ml Leite
30gr Manteiga
3 c. sopa Azeite
1 saqueta Fermento biológico seco
500gr Farinha
1 c. chá Alcaravia
1 c. chá sal
4 (aprox 150gr) Linguiças picantes
1 (aprox 200gr) Chouriça Preparação:
Unte com margarina uma forma rectangula. Forre com papel vegetal e volte a untar com margarina grosseiramente. Reserve.

Corte as linguiças às rodelas. Corte a chouriça ao meio e de seguida corte de modo a obter meias luas. Reserve fora do frigorífico. Isto para que fiquem à temperatura ambiente.

Coloque todos os ingredientes dentro da cuba (MFP). Siga a order indicada na lista, comece pelos ovos e termine no sal - muito importante!
Programe a máquina e escolha o menu para massas. Este programa amassa e leveda.
Ao terminar o programa, desligue a máquina e tire a cuba. Verta a massa para a forma na parte central. Esta fase é muito importante. A massa não pode arrefecer. A cozinha deve estar morna e sem correntes de ar. Se a massa arrefece o fermento perde a acção e não volta a levedar. Se a minha cozinha está fresca ligo um pouco o forno e trabalho na bancada perto do forno.

Introduza os pedacinhos de linguiça e chouriça aos poucos na massa. Com esses pedaços empurre a massa para as beiras, cobrindo toda a área da forma. Os pedaços de linguiça e chouriço ficam enfiados na massa, outros dentro e outros à superfície. Com a mão pressione toda a superficie de modo a nivelar.
Cubra a forma com um pano húmido e coloque num local morno. Se necessário aqueça o forno só a ficar morninho e coloque a forma lá dentro (desligue o forno antes).
Assim que tiver o dobro do volume coloque no forno pre-aquecido a 180ºC durante 10 a 15 minutos. Se gosta da massa húmida e crosta clara 10 minutos. Se gosta da massa bem cozida e crosta escura 15 minutos. 


Fonte original todos os direitos reservados a: http://saboracasa.blogspot.com
Da Cozinha, com Amor de Susana Teixeira	- www.wook.pt

Powered by Blogger.