Skip to main content

Bola de linguiça e chouriço



Ingredientes:

3 Ovos (tamanho M)
200 ml Leite
30gr Manteiga
3 c. sopa Azeite
1 saqueta Fermento biológico seco
500gr Farinha
1 c. chá Alcaravia
1 c. chá sal
4 (aprox 150gr) Linguiças picantes
1 (aprox 200gr) Chouriça Preparação:
Unte com margarina uma forma rectangula. Forre com papel vegetal e volte a untar com margarina grosseiramente. Reserve.

Corte as linguiças às rodelas. Corte a chouriça ao meio e de seguida corte de modo a obter meias luas. Reserve fora do frigorífico. Isto para que fiquem à temperatura ambiente.

Coloque todos os ingredientes dentro da cuba (MFP). Siga a order indicada na lista, comece pelos ovos e termine no sal - muito importante!
Programe a máquina e escolha o menu para massas. Este programa amassa e leveda.
Ao terminar o programa, desligue a máquina e tire a cuba. Verta a massa para a forma na parte central. Esta fase é muito importante. A massa não pode arrefecer. A cozinha deve estar morna e sem correntes de ar. Se a massa arrefece o fermento perde a acção e não volta a levedar. Se a minha cozinha está fresca ligo um pouco o forno e trabalho na bancada perto do forno.

Introduza os pedacinhos de linguiça e chouriça aos poucos na massa. Com esses pedaços empurre a massa para as beiras, cobrindo toda a área da forma. Os pedaços de linguiça e chouriço ficam enfiados na massa, outros dentro e outros à superfície. Com a mão pressione toda a superficie de modo a nivelar.
Cubra a forma com um pano húmido e coloque num local morno. Se necessário aqueça o forno só a ficar morninho e coloque a forma lá dentro (desligue o forno antes).
Assim que tiver o dobro do volume coloque no forno pre-aquecido a 180ºC durante 10 a 15 minutos. Se gosta da massa húmida e crosta clara 10 minutos. Se gosta da massa bem cozida e crosta escura 15 minutos. 


Fonte original todos os direitos reservados a: http://saboracasa.blogspot.com

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com