Bacalhau do Abade




Ingredientes:

800 g de postas de bacalhau demolhado ultracongelado
3 pãezinhos duros (com 2 dias)
2 cenouras
2 cebolas
1 dl de azeite
3 gemas
100 g de queijo ralado
60 g de farinha
40 g de margarina
Salsa picada q.b.
Sal e pimenta q.b.


Deixe descongelar as postas de bacalhau, passe-as por água, deite-as para um tacho, junte água até ficarem bem cobertas, leve ao lume até ferver, desligue o lume e deixe o bacalhau arrefecer dentro da água.


Depois escorra o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas, desfaça-o finamente como se fosse para pastéis, deite-o para uma tigela, junte o azeite e misture bem. Passe a água da cozedura pelo coador de rede fina, deite 5 dl para outro tacho e leve ao lume para aquecer bem. Corte os pãezinhos em pedaços, junte-os ao resto da água de cozer o bacalhau e deixe demolhar muito bem.

Descasque as cebolas e as cenouras, pique as cebolas e rale as cenouras. Leve ao lume um tacho com a margarina, deixe derreter, adicione a cebola e deixe cozinhar até ficar macia. Junte a farinha, mexa e acrescente os 5 dl da água da cozedura a ferver, aos poucos e mexendo sempre até ficar um creme. Adicione depois a cenoura, mexa, junte o pão bem escorrido entre as mãos, o bacalhau desfiado e as gemas e mexa bem.


Rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta e deixe cozinhar mais uns minutos, mexendo de vez em quando, até ficar cremoso.


Deite a mistura anterior para um tabuleiro de louça ou pirex, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficar douradinho. Retire e sirva quente, polvilhado com salsa picada e acompanhado com salada de mistura de alfaces.
 
Fonte original todos os direitos reservados a: https://riberalves.pt
Powered by Blogger.