Bacalhau Assado com Broa









 


Ingredientes

2 postas (do lombo) de bacalhau
1 broa de milho
1 cebola
7 dentes de alho
1/2 ramo de coentros
Sal
Pimenta
Azeite
Batatinhas para assar

Preparação



Lavar bem as batatas e, se não forem pequeninas, partir ao meio. Cozer com sal durante cinco minutos contados a partir do momento em que a água começar a ferver. Escorrer bem e reservar.
Esfarelar muito bem o miolo da broa e, se quiserem utilizar a côdea, partir em pedacinhos muito pequeninos para dentro de uma taça. Picar, muito finamente, 4 dentes de alho, o meio molho de coentros e juntar à broa. Misturar bem. Temperar com sal marinho, pimenta moída na hora e azeite abundante para ligar toda a mistura. Reservar.



Secar bem o bacalhau, cortar as espinhas laterais e cortar no meio de modo a retirar a espinha central. Cortar cada metade ao meio e retirar todas as espinhas que se sintam quando pressionar o bacalhau.
Num tabuleiro de ir ao forno, colocar a cebola partida em rodelas bem fininhas e os três dentes de alho restantes, laminados. Colocar o bacalhau no centro do tabuleiro, por cima da cama de cebola. À volta, colocar as batatas. Regar com azeite suficiente para cobrir o fundo, e levar ao forno por 15 minutos para o bacalhau ficar meio cozinhado.

Passado esse tempo, retirar do forno e cobrir o bacalhau com a broa.

Levar novamente ao forno até que a broa esteja bem tostada e, idealmente, a cebola comece também a tostar. Digo idealmente porque hoje, como já estava a ficar muito tarde, não esperei que isso acontecesse. Mas, mesmo assim, o P. achou que era, de facto, o melhor bacalhau com broa que já comeu! E acho que não foi para ser simpático... 


Fonte original todos os direitos reservados a: http://comidadeconforto.blogspot.pt
Powered by Blogger.