Skip to main content

Bola de Carne





Para uma bola com mais ou menos 25x40 cm:
Massa

1 ch. leite
100 g. manteiga
2 c. sopa açúcar
1 pacote fermento de padeiro seco (usei Fermipan)
1 ch. ovos (4 ovos tamanho M)
4 ch. + ½ ch. farinha de trigo T65
½ c. chá bem cheia fermento (pó Royal)
½ c. chá mal cheia bicarbonato de sódio
1 c. chá sal


Recheio:
150 g chourição
200 g fiambre
100g bacon fatiado


Deita-se o leite, a manteiga e o açúcar num tacho grande e escalda-se – deixa-se aquecer até estar quase a ferver. Tira-se do lume e deixa-se arrefecer até estar morno, mas não quente (ao colocar a mão no lado de fora do tacho, ele deve estar bem morno, mas não escaldar).
Deita-se o fermento de padeiro por cima e deixa-se hidratar. Batem-se os ovos e untam-se à mistura de leite. Acrescentam-se 4 ch. de farinha e mexe-se com uma colher de pau até estar bem incorporado. Tapa-se o tacho e deixa-se levedar em lugar quente até dobrar de volume (pus um pano dobrado em 4 em cima do bico de vitrocerâmica onde aqueci o leite e coloquei o tacho por cima; demorou pouco mais de meia hora a levedar).
Quando tiver dobrado de volume, deita-se mais ½ ch. de farinha, o sal, o fermento (Royal) e o bicarbonato de sódio e mexe-se com uma colher de pau até estar bem incorporado.
A massa fica muito mole e difícil de estender. Segundo as instruções da Pioneer Woman, pode-se levar ao frigorífico por umas horas para ficar mais consistente e fácil de estender, mas é claro que eu não fiz isso…
Unta-se um tabuleiro de 25x40 cm com azeite e deita-se metade da massa. Vai-se estendendo com os dedos também untados até estar esticada de forma mais ou menos consistente. Como não costumo conseguir tapar todo o tabuleiro, estico o melhor que consigo e depois faço o resto do trabalho com as carnes: ponho uma fatia de fiambre num canto da massa e vou empurrando o fiambre, e a massa junto, até ao canto do tabuleiro. Vou fazendo o mesmo no resto da massa com mais fiambre.
Por cima do fiambre coloco o chourição, depois o bacon, e termino com mais uma camada de fiambre. Coloca-se o resto da massa por cima e estende-se até cobrir todo o recheio. Se necessário, puxar a massa de baixo para unir bem as bordas e tapar totalmente as carnes. Unta-se o topo da massa com azeite, tapa-se com um pano e deixa-se levedar novamente até dobrar de volume novamente (mais ou menos 1 hora). Aquece-se o forno a 200º e vai ao forno 20 a 30 minutos. Se começar a dourar depressa demais, cobre-se com papel de alumínio.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://bolachasecia.blogspot.pt

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com