Skip to main content

Pampilhos - Estes bolinhos são uma especialidade Ribatejana e sao assim chamados em honra dos campinos, a vara que eles usam para reunir o gado é chamada de pampilho.






Estes bolinhos são uma especialidade Ribatejana e são assim chamados em honra dos campinos, a vara que eles usam para reunir o gado é chamada de pampilho.

É uma massa de biscoito muito macia recheada com creme de ovos e canela. Muito fáceis de fazer e não são demorados.

Vamos então à receita:

Massa:

250gr de margarina

250gr de açúcar

2 ovos inteiros

600gr de farinha sem fermento

gema de ovo para pincelar quando prontos



Recheio:

4 gemas de ovos

4 colheres(sopa) açúcar

6 colheres (sopa) de agua

canela para polvilhar



Mistura-se o açúcar com a margarina amolecida, os dois ovos, e em seguida a farinha.

Amassa-se bem. Fica uma massa macia e moldável.

Caso a massa se queira pegar à bancada ou ao rolo, quando esticada, enfarinha-se a bancada e o rolo, eu não precisei de o fazer.

Estica-se a massa com o rolo, sem ficar muito fina, corta-se em rectângulos, no meio de cada rectângulo coloca-se um pouco de creme, fazendo deslizar o creme para as extremidades da massa formando uma linha do creme de ovos ao meio de cada rectângulo, polvilha-se com canela e enrola-se.

Vão-se pondo num tabuleiro, distanciados uns dos outros.

Depois de prontos, pincela-se com gema de ovo a superfície e vão ao forno a 200 graus por cerca de 20 minutos. (ou ate dourarem)

Convêm não deixar cozer demasiado para não ficarem duros. Como são biscoitos, a massa quando quente é muito macia, mas depois de arrefecidos endurece um pouco mais.

Comeram-se ainda quentinhos, com uma chávena de café, e foram aprovados por todos.

Fonte original todos os direitos reservados a: http://amoresabores.blogs.sapo.pt/


Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com