o vídeo da minha surpresa mistério de dia dos namorados: bolo de crepres com recheio e cobertura de chocolate - À Volta das Panelas!

o vídeo da minha surpresa mistério de dia dos namorados: bolo de crepres com recheio e cobertura de chocolate

Foi um verdadeiro acto de rebelião: pela primeira vez na história deste blog, resolvi fazer uma receita sem consultar a minha querida Mulher Mistério. É a minha surpresa de Dia dos Namorados em ano de pandemia.

Como estamos todos confinados em casa, achei que Ela merecia uma surpresa especial. E por isso não bastava fazer simplesmente mais um bolo ou uma sobremesa boa. Tinha de ser uma receita de que Ela não se esquecesse.

DSC02073.jpg

Como lançámos há pouco tempo uma parceria com a EPAL para promover o consumo sustentável de água da torneira, em vez de desperdiçar mais plástico e mais dinheiro em águas engarrafadas, resolvi preparar esta receita deliciosa para o Dia dos Namorados: um delicioso bolo feito de crepes empilhados e separados por um cremoso recheio de chocolate. Só que, em vez de os crepes serem feitos com leite, são mais saudáveis e feitos com água da torneira.

Depois de fazer a sua pilha de crepes recheados só precisa de uniformizar o bolo com uma fabulosa cobertura de chocolate preto derretido. Resultado: por fora parece um bolo normal, por dentro é uma irresistível pirâmide de crepes separados por um ultra suave recheio de chocolate. Mas o melhor é ver o vídeo da minha surpresa.

 

Bolo de crepes recheado com chocolate

Imagine só isto: um crepe, uma camada de chocolate, um crepe, uma camada de chocolate... até formar uma deliciosa pilha de crepes intercalados por um cremoso recheio de chocolate. Por cima, uma cobertura de chocolate preto derretido. É chocolate a mais? Lamentamos mas chocolate nunca é demais. Um surpreendente bolo feito com água da torneira e que nem sequer precisa de forno. Para preparar neste Dia dos Namorados. Uma receita divinal com o apoio da EPAL. Para ver esta tarde em www.casalmisterio.com #bolo #chocolate #casalmisterio

Publicado por Casal Mistério em Sábado, 13 de fevereiro de 2021

 

Ingredientes

Para 10 pessoas

Para a massa dos crepes

  • 8 ovos grandes
  • 1 l de água da torneira
  • 150 g de açúcar
  •  960 g farinha
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida

Para o recheio de chocolate

  • 1,3 l de natas
  • 250 g de açúcar em pó
  • 120 g de cacau
  • Sumo de meio limão

Para a cobertura de chocolate

  • 250 g de chocolate preto picado
  • 250 ml de natas
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Água da torneira para o banho-maria

DSC02045.jpg

O primeiro passo é fazer a massa dos crepes. E estes ficam muito mais leves porque levam água da torneira em vez de leite. Junte todos os ingredientes num liquidificador (ou no copo de uma batedeira eléctrica) e bata até obter um creme homogéneo.

Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de gordura, em lume médio-baixo, e faça os crepes um a um: deite uma concha de massa para a frigideira e crie um grande círculo que cubra todo o fundo da frigideira. Cozinhe o crepe durante  cerca de 2 minutos, ou até ficar ligeiramente dourado por baixo. Vire o crepe ao contrário com cuidado e deixe cozinhar durante mais 30 segundos (ou até ficar ligeiramente dourado). Repita o processo até acabar a massa.

DSC02059.jpg

O segundo passo é fazer o recheio de chocolate. Bata as natas numa taça grande até ficarem com a consistência de chantilly. Adicione açúcar em pó e o cacau em pó e envolva até obter um creme homogéneo.

DSC02053.jpg

Finalmente a cobertura de chocolate. Encha uma panela com água da torneira e derreta o chocolate e as natas em banho-maria. Vá misturando até obter um creme liso e brilhante. Adicione 3 colheres de sopa de manteiga e, por fim, misture bem.

DSC02078.jpg

Agora só tem de montar o bolo. Espalhe uma camada fina de recheio de chocolate sobre a tábua ou o prato onde o vai servir. Coloque o primeiro crepe por cima e cubra-o com uma camada de recheio de chocolate. Coloque outro crepe por cima e repita o processo até acabarem os crepes e o recheio de chocolate, deixando o último crepe no topo. Coloque no frigorífico durante aproximadamente uma hora, fazendo com que o bolo endureça. 

Retire o bolo do frigorífico. Se quiser, pode aparar as bordas dos crepes para ficarem uniformes. Deite a cobertura de chocolate por cima de forma a cobrir o topo e os lados do bolo. Deixe a ganache assentar e sirva. Com o novo jarro Gota ao lado, faz um sucesso em qualquer mesa.

 

Um óptimo Dia dos Namorados para si onde quer que o bolo de chocolate esteja,

Ele

 

vídeo e fotos: casal mistério

 

Uma receita feita em parceria entre o Casal Mistério e a EPAL

 

Powered by Blogger.