Skip to main content

estas panquecas japonesas parecem soufflés e são o nosso mais recente vício

Parecem saídas de uma cozinha de um chef com uma estrela Michelin mas são muito mais fáceis de fazer do que imagina. São incrivelmente fofinhas e deliciosas, parecem nuvens com sabor a panqueca e são a última trend (como dizem os nossos Filhos Mistério) cá de casa.

Por isso, hoje, ao centésimo ou milésimo dia de confinamento (já nem sei!), vou fazer mais um “piqueno” intervalo na minha eterna dieta para poder provar esta receita do blog Le Crème de La Crumb que o meu querido Marido Mistério vai fazer para o brunch.

Só precisamos de ter em casa farinha, açúcar em pó, fermento, sal, leite, manteiga derretida, extrato de amêndoa ou de baunilha, uma gema de ovo e claras de 3 ovos, cremor tártaro, xarope de ácer e açúcar de confeiteiro.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 panquecas, espreite aqui a receita original.

japanese-souffle-pancakes-6sm.jpg

 

Numa taça média, misture a farinha, o açúcar em pó, o fermento e o sal.

Noutra taça à parte, junte o leite, a manteiga derretida, o extrato de amêndoa ou de baunilha e a gema de ovo.

Numa terceira taça, bata as claras em castelo juntamente com o cremor tártaro, durante 3 ou 4 minutos, até ficarem com uma consistência de chantilly.

Adicione a mistura do leite aos ingredientes secos e misture bem.

Acrescente as claras com cuidado mas não mexa demais.

Pré-aqueça uma frigideira funda com tampa em lume brando. Espalhe spray de cozinha no interior de uma forma aro em inox (tipo anel) com cerca de 7 a 8 cm. Coloque a forma no centro da frigideira.

Encha metade do interior do aro com a massa. Tape e deixe cozinhar durante 5 minutos. Com a ajuda de uma espátula e de uma pinça de cozinha vire a panqueca e deixe cozinhar durante mais 2 a 3 minutos até ficar dourada.

Repita o processo até acabar a massa.

Sirva logo, decoradas com xarope de ácer e açúcar de confeiteiro.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: le creme de la crumb

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com