panquecas de banana, uma receita vegan e saudável para este fim de semana - À Volta das Panelas!

panquecas de banana, uma receita vegan e saudável para este fim de semana

Se gosta de pão de banana, vai adorar estas panquecas que descobri no blog Love and Lemons. Além de serem deliciosas, são saudáveis porque levam aveia e farinha integral. Em menos de 20 minutos, tem esta maravilha à sua frente e ficam tão leves e fofinhas como as que levam farinha normal.

Só precisa de sementes de linhaça, 3 colheres de sopa de água, uma banana grande esmagada, azeite extra virgem, extrato de baunilha, leite de amêndoa, farinha integral, farinha de aveia, fermento, bicarbonato de sódio, canela, noz-moscada, sal e xarope de ácer, rodelas de banana e nozes pecan para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 panquecas, espreite aqui a receita original.

banana-pancakes.jpg

 

Numa taça grande, misture as sementes de linhaça, a água e a banana esmagada. Misture bem e deixe assentar durante 5 minutos para engrossar.

Junte o azeite, o extrato de baunilha e o leite de amêndoa e mexa bem. Adicione as farinhas e espalhe o fermento, o bicarbonato de sódio, a canela, a noz-moscada e o sal por cima.

Mexa bem até obter uma massa com uma consistência homogénea mas ainda com alguns grumos. Se a massa ficar demasiado espessa, acrescente uma colher de sopa de leite de amêndoa.

Aqueça agora uma frigideira antiaderente em lume médio. Espalhe um fio de azeite e coloque um pouco da massa no centro da frigideira.

Agite a frigideira de modo a formar uma panqueca. Deixe cozinhar durante 1 a 2 minutos de cada lado ou até o fundo da panqueca começar a ficar com um tom dourado e acastanhado e o topo a borbulhar.

Reduza para lume brando para não deixar queimar as pontas.

Repita este processo até terminar a massa.

Sirva com xarope de ácer, rodelas de banana e nozes pecan.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: love and lemons

 

Powered by Blogger.