tronco de natal com chocolate preto e puré de castanhas para arrasar na consoada
Existe uma profunda divergência no Natal Mistério. A minha querida e respeitosa Mãe Mistério é fã de Tronco de Natal. Eu acho provavelmente o bolo mais maçador que o Pai Natal já viu à frente. E como a minha mãe não abdica desse verdadeiro atentado contra a doçaria mundial, eu dedico grande parte dos meus dias de Advento à procura das mais surpreendentes e deliciosas variações do básico e tradicional Tronco de Natal.
Este ano, escolhi um espectacular, cremoso e molhadinho Tronco de Natal do sempre útil Jamie Oliver. Além de ser feito com chocolate preto – que eu adoro! – ainda leva um fantástico puré de castanhas que é o fruto preferido da minha querida Mulher Mistério para esta época do ano.
Tudo o que vou precisar é de nozes, fermento, ovos, açúcar de confeiteiro, farinha, cacau em pó, Vinho do Porto (a receita original é com sherry, mas eu vou usar o nosso querido e delicioso Vinho do Porto), chocolate preto com 70% de cacau, manteiga sem sal à temperatura ambiente, natas para bater e puré de castanhas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular com 26 cm por 37 cm, deixando papel suficiente para sair de fora pelos lados. Triture as nozes até ficarem quase com a consistência de farinha, misture-lhes o fermento e o sal e deixe de parte.
Numa taça grande, bata as claras em castelo, enquanto adiciona gradualmente cerca de 60 g do açúcar de confeiteiro. Deixe de parte.
Noutra taça, bata as gemas com mais 60 g do açúcar de confeiteiro até clarearem e ficarem mais espessas. Envolva, com a ajuda de uma espátula, as nozes trituradas, a farinha e o cacau. Finalmente, envolva, aos poucos, as claras em castelo nas gemas. Espalhe a mistura pelo tabuleiro forrado e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 25 minutos até a massa ficar bem cozida e um palito espetado no meio sair limpo.
Com a massa ainda quente, coloque outra folha de papel vegetal por cima dela. Vire-a ao contrário, retirando-a do tabuleiro, com cuidado e coloque-a em cima do balcão da cozinha. Retire a folha de papel vegetal que foi ao forno e que está agora por cima e deixe arrefecer durante 5 a 10 minutos. Pincele o topo do bolo com o Vinho do Porto e enrole-o, ao comprido, com o papel vegetal, mantendo o papel vegetal no meio do rolo. Cubra o rolo com um pano húmido e deixe arrefecer enquanto prepara o recheio e a cobertura.
Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria. Bata a manteiga com o resto do açúcar de confeiteiro no robô de cozinha até ficar com um creme. Junte o chocolate derretido morno e bata mais um pouco. Leve ao frigorífico durante 30 minutos. Para o recheio, só precisa de bater as natas até ficarem com a textura de chantilly e envolver depois nelas o puré de castanhas.
Por esta altura, já o bolo deve estar frio. Desenrole-o e espalhe por cima o chantilly de castanhas, deixando uma margem de 2 cm. Volte a enrolá-lo, agora sem o papel vegetal. Coloque o rolo no prato em que o vai servir e espalhe por cima a cobertura de chocolate. Passe um garfo por cima da cobertura para criar o efeito de tronco de madeira e polvilhe com mais açúcar de confeiteiro. Confesso que a este Tronco de Natal eu rendo-me.
Um óptimo Tronco de Natal para si onde quer que as castanhas estejam,
Ele
receita e foto: jamie oliver
Comments
Post a Comment