tronco de natal com chocolate preto e puré de castanhas para arrasar na consoada - À Volta das Panelas!

tronco de natal com chocolate preto e puré de castanhas para arrasar na consoada

Existe uma profunda divergência no Natal Mistério. A minha querida e respeitosa Mãe Mistério é fã de Tronco de Natal. Eu acho provavelmente o bolo mais maçador que o Pai Natal já viu à frente. E como a minha mãe não abdica desse verdadeiro atentado contra a doçaria mundial, eu dedico grande parte dos meus dias de Advento à procura das mais surpreendentes e deliciosas variações do básico e tradicional Tronco de Natal.

Este ano, escolhi um espectacular, cremoso e molhadinho Tronco de Natal do sempre útil Jamie Oliver. Além de ser feito com chocolate preto – que eu adoro! – ainda leva um fantástico puré de castanhas que é o fruto preferido da minha querida Mulher Mistério para esta época do ano. 

Tudo o que vou precisar é de nozes, fermento, ovos, açúcar de confeiteiro, farinha, cacau em pó, Vinho do Porto (a receita original é com sherry, mas eu vou usar o nosso querido e delicioso Vinho do Porto), chocolate preto com 70% de cacau, manteiga sem sal à temperatura ambiente, natas para bater e puré de castanhas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

jamie_oliver_xmas_cakes_134b_preview.jpg

 

Forre com papel vegetal um tabuleiro rectangular com 26 cm por 37 cm, deixando papel suficiente para sair de fora pelos lados. Triture as nozes até ficarem quase com a consistência de farinha, misture-lhes o fermento e o sal e deixe de parte.

Numa taça grande, bata as claras em castelo, enquanto adiciona gradualmente cerca de 60 g do açúcar de confeiteiro. Deixe de parte.

Noutra taça, bata as gemas com mais 60 g do açúcar de confeiteiro até clarearem e ficarem mais espessas. Envolva, com a ajuda de uma espátula, as nozes trituradas, a farinha e o cacau. Finalmente, envolva, aos poucos, as claras em castelo nas gemas. Espalhe a mistura pelo tabuleiro forrado e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 25 minutos até a massa ficar bem cozida e um palito espetado no meio sair limpo.

Com a massa ainda quente, coloque outra folha de papel vegetal por cima dela. Vire-a ao contrário, retirando-a do tabuleiro, com cuidado e coloque-a em cima do balcão da cozinha. Retire a folha de papel vegetal que foi ao forno e que está agora por cima e deixe arrefecer durante 5 a 10 minutos. Pincele o topo do bolo com o Vinho do Porto e enrole-o, ao comprido, com o papel vegetal, mantendo o papel vegetal no meio do rolo. Cubra o rolo com um pano húmido e deixe arrefecer enquanto prepara o recheio e a cobertura.

Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria. Bata a manteiga com o resto do açúcar de confeiteiro no robô de cozinha até ficar com um creme. Junte o chocolate derretido morno e bata mais um pouco. Leve ao frigorífico durante 30 minutos. Para o recheio, só precisa de bater as natas até ficarem com a textura de chantilly e envolver depois nelas o puré de castanhas.

Por esta altura, já o bolo deve estar frio. Desenrole-o e espalhe por cima o chantilly de castanhas, deixando uma margem de 2 cm. Volte a enrolá-lo, agora sem o papel vegetal. Coloque o rolo no prato em que o vai servir e espalhe por cima a cobertura de chocolate. Passe um garfo por cima da cobertura para criar o efeito de tronco de madeira e polvilhe com mais açúcar de confeiteiro. Confesso que a este Tronco de Natal eu rendo-me.

 

Um óptimo Tronco de Natal para si onde quer que as castanhas estejam,

Ele

 

receita e foto: jamie oliver

 

Powered by Blogger.