massa com pesto, tomate e vodka, o jantar ideal para estas noites frias de inverno

Em apenas 30 minutos, tem esta maravilha à sua frente. Esta massa tem um molho cremoso e leve, perfeito para um jantar com a sua família ou de amigos. São 10 minutos a preparar e 20 ao lume. A receita é do espetacular blog Half Baked Harvest e promete alegrar muitas casas este inverno.

Só precisa de ter na sua despensa azeite extra virgem, uma chalota picada, alho picado, orégãos, piripíri, molho de tomate, vodka, molho pesto, sal e pimenta preta moída, natas ou leite de coco, massa à sua escolha, manteiga com sal, parmesão ralado e manjericão fresco picado para decorar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Spicy-Pesto-Pasta-Alla-Vodka-1.jpg

 

Aqueça uma frigideira grande em lume médio com um fio de azeite. Quando o azeite começar a ferver, junte a chalota, o alho e os orégãos. Deixe cozinhar até as chalotas começarem a caramelizar, durante cerca de 5 minutos.

Reduza para lume brando e junte o molho de tomate e o piripíri. Deixe cozinhar durante 4 a 5 minutos até começar a engrossar. Adicione a vodka e deixe apurar durante mais 2 minutos. Acrescente agora o molho pesto e as natas ou o leite de coco. Tempere com sal e pimenta e mantenha a frigideira quente em lume brando.

Entretanto, ferva uma panela grande com água e sal. Junte a massa e coza-a al dente seguindo as indicações da embalagem. Antes de escorrer, reserve cerca de 350 ml da água da cozedura.

Escorra a massa e junte-a ao molho de vodka, juntamente com cerca de 120 ml da água de cozedura e a manteiga. Misture até a manteiga ficar completamente derretida. Junte o parmesão e o manjericão. Se precisar, adicione um pouco mais da água da cozedura para tornar o molho mais líquido.

Divida a massa pelos pratos que vai servir e decore com o manjericão e extra queijo parmesão.

 

Um resto de um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: half baked harvest

 

Powered by Blogger.