Skip to main content

massa com molho de tomate e manjericão, uma receita vegan, sem glúten e facílima de fazer

O nosso filho mistério com vocação para chef tem uma capacidade de improvisar receitas como nunca vi. Dá-me uns nervos… Eu posso estar horas a olhar para o frigorífico ou para a despensa que não me sai uma única ideia. Aquela criatura que faz o favor de ser meu filho está enfiado no quarto a estudar, chega à hora de almoço, sai dos seus aposentos com um ar enorme e pergunta-me se quero comer alguma coisa, numa claríssima inversão de papéis. Podia sentir uma certa humilhação, mas não, só sinto gratidão mesmo, por este ter saído ao paizinho.

Digo logo que sim e ofereço-me para ajudar a descascar e a cortar ingredientes. Ele diz-me que não precisa de nada e em 10 minutos apresenta-me sempre umas massas cremosas e absolutamente divinais que me fazem ficar de queixo caído. Durante os nossos confinamentos, já fez inúmeras massas de vários queijos, com ovos, com atum, com tomate, sempre com parmesão ralado por cima, lá isso ele não dispensa. A verdade é que do nada cria invariavelmente uma massa deliciosa.

Mas hoje chegou o meu dia. Quando ele sair do casulo que é o quarto dele, vou apresentar-lhe esta incrível e colorida receita do blog Tuulia. Desta vez, vai ficar ele de queixo caído.

Só preciso de ter em casa cajus (previamente ensopados), molho de tomate, folhas de manjericão, sal e pimenta para o molho. Depois preciso de esparguete sem glúten, tomate cherry, espinafres baby e azeite.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 a 3 pessoas, espreite aqui a receita original.

creamy-vegan-tomato-pasta-2.jpg

 

Se conseguir, deixe os cajus de molho numa taça cheia de água durante pelo menos 4 horas. Lave e escorra.

Comece por fazer o molho: junte os cajus, o molho de tomate, o manjericão, uma pitada de sal e pimenta preta moída no liquidificador e misture bem até obter um creme macio. Junte um pouco de água se precisar, de forma a que o molho fique o mais cremoso possível. Prove e ajuste os temperos.

Entretanto, ferva a massa al dente. Enquanto isso, corte o tomate cherry ao meio e lave os espinafres baby.

Aqueça uma frigideira grande e espalhe duas colheres de sopa de azeite bem cheias. Salteie o tomate cherry, em lume médio, durante alguns minutos ou até ficarem macios. Junte os espinafres e salteie durante mais 1 a 2 minutos.

Desligue o lume e adicione a massa juntamente com o molho de tomate que preparou. Misture bem todos os ingredientes e sirva a massa bem quente.

 

Boa sorte para mim, onde quer que o meu filho chef esteja,

Ela

 

receita e foto: tuulia

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com