este bolo de chocolate não tem farinha mas tem um incrível molho de caramelo salgado - À Volta das Panelas!

este bolo de chocolate não tem farinha mas tem um incrível molho de caramelo salgado

Esta semana vai ter de ser assim. Todas as receitas são para a desgraça. Já se sabe que nesta época ninguém faz dieta. Seria um crime. Temos o ano inteiro para viver em privação, não vai ser nesta altura que vamos passar fome. Lá para janeiro voltamos a fechar a boca. Desde que descobri esta receita de bolo de chocolate com molho de caramelo salgado no blog Tartelette que ando a sonhar com o dia em que o meu querido Marido Mistério se digne a prepará-la para toda a família. E não passa desta semana.

É deliciosa e imperdível.

Só precisa de ter em casa manteiga sem sal, chocolate semi-amargo, canela e cardamomo em pó, pimenta preta moída, extrato de baunilha, ovos e açúcar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

16542079033_e11a9a6634_o.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 135º C e coloque a prateleira que vai usar a meio do forno.

Espalhe spray de cozinha ou pincele com azeite o fundo e os lados de uma forma de tarte ou de bolo. Reserve.

Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Se preferir, pode derreter no micro-ondas fazendo intervalos a cada 30 segundos para mexer.

Deixe arrefecer ligeiramente e, depois, junte a canela, o cardamomo, a pimenta preta e o extrato de baunilha. A seguir, adicione as gemas de ovo.

Bata as claras em castelo. Acrescente lentamente o açúcar e continue a bater. Envolva ¼ das claras em castelo na mistura de chocolate. Mexa e depois acrescente o resto das claras em castelo em duas ou três vezes.

Transfira a massa para a forma que preparou e alise o topo com uma espátula.

Leve ao forno durante 45 minutos ou até conseguir retirar um palito limpo do centro do bolo.

Deixe arrefecer completamente. Retire da forma e sirva com um molho de caramelo salgado.

Para fazer o molho de caramelo salgado, precisa de açúcar, água, manteiga com sal e natas. Espreite aqui as quantidades certas.

Comece por misturar o açúcar e a água numa panela em lume brando. Deixe cozinhar até o açúcar dissolver totalmente. Junte a manteiga. Deixe ferver até ficar com um tom dourado, de caramelo. Retire do lume e junte as natas. Misture e volte a colocar ao lume. Deixe ferver em lume brando e, depois, deixe apurar durante mais 10 minutos.

 

Um Feliz Natal,

Ela

 

receita e foto: tartelette

 

Powered by Blogger.