Skip to main content

camembert no forno com amoras e massa folhada, uma entrada divinal para o seu natal

Peço desculpa, mas esta época inspira-me. Só me saem versos geniais como este que acabei de escrever no título. Desde pequenina que senti que tinha uma veia poética até que percebi que todas minhas rimas acabavam em “ar”, “er”, “ir” ou “ão”. Pois, se calhar, não nasci para a poesia, mas se há uma coisa que sei fazer muito bem é comer. Adoro. E nesta altura então, não vale a pena pensar em dietas. O que me vale é que, a seguir ao Natal, há sempre um Ano Novo, um livro em branco recheado de boas intenções, como recomeçar a minha eterna dieta.

Nesta altura, peço desculpa, mas até é pecado falar-se em dieta, por isso, a minha sugestão para uma deliciosa entrada para o seu Natal é esta maravilha que descobri no blog Country Cleaver. É muito fácil e é infalível: toda a gente adora. Até aqueles familiares estranhos que não gostam de queijo vão adorar porque se rendem ao doce e à massa folhada.

Só precisa de ter em casa massa folhada, um queijo Camembert, um ovo misturado com uma colher de sopa de água, amoras frescas, doce de amora, tomilho fresco e pimenta preta moída.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

Blackberry-Thyme-Baked-Brie-En-Croute-3.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 200º C.

Estenda a massa folhada na bancada e forme uma quadrado de 30x30 cm.

Corte 3 tiras de massa folhada com cerca de meio centímetro de largura e reserve.

Corte com cuidado a parte de cima do queijo como se fosse uma tampa e guarde-a para outra receita.

Coloque por cima do queijo as amoras e 3 colheres de sopa de doce de amora. Finalize com o tomilho e tempere com a pimenta preta.

Tape o queijo e os toppings com a massa folhada e pincele as pontas da massa folhada com a mistura do ovo com a água para ajudar a colar. Dobre a massa folhada por baixo do queijo, como se fosse um embrulho e feche.

Pincele o resto da massa folhada com a mistura do ovo.

Entrelace as tiras de massa que separou e coloque-as no topo como se fosse uma coroa para dar um efeito decorativo. Pincele novamente com a mistura do ovo e da água.

Leve ao forno durante 30 a 35 minutos até ficar com um tom dourado.

Retire do forno e sirva com tostinhas.

 

Feliz Natal,

Ela

 

receita e foto: country cleaver

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com