Skip to main content

sopa de abóbora e coco (sem batata, claro!) para aquecer estes dias mais frios

Esta semana foi tempo de tomar uma decisão importante na minha vida: guardei a roupa de Verão. Não vale a pena insistir nas T-shirts quando lá fora estão 15 ºC e por cada espirro que dou sou olhado com desconfiança até pelo meu próprio cão. Acabou o bom tempo. Está na hora de tirar do armário a minha gabardine de Colombo e de me dedicar às sopas quentinhas e aconchegantes. 

Para inaugurar esta época de Outono na Cozinha Mistério, vou fazer uma deliciosa receita do espectacular site Epicurious. Trata-se de uma sopa de abóbora com um toque exótico de leite de coco e sem batata, claro, para não ser expulso de casa pela minha querida Mulher Mistério.

Para fazer esta beleza, vai precisar de óleo de coco, abóbora cortada em pedaços, uma cebola picada, alho picado, um pimento habanero picado e sem sementes, açúcar mascavado, cominhos em pó, leite de coco, caldo de galinha e coentros picados para o topping. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

PumpkinSoup_RECIPE_100320_0257.jpg

 

Além do sabor surpreendente, esta sopa tem a enorme vantagem de ser fácil e rápida de fazer. Comece por aquecer o óleo de coco, numa panela, em lume médio. Junte a abóbora cortada e deixe cozinhar, com a panela tapada, durante cerca de 15 minutos. Adicione o alho, a cebola e o pimento e misture enquanto salteia tudo. 

Assim que a cebola estiver transparente, misture o açúcar mascavado e os cominhos e deixe cozinhar mais dois a três minutos, até o açúcar derreter. Para terminar, só precisa de colocar o leite de coco e o caldo de galinha e cozinhar mais cerca de 15 minutos, até que a abóbora esteja bem macia.

Bata tudo com uma varinha mágica para ficar com um creme suave. Tempere com sal e pimenta, volte a levantar fervura para apurar, durante mais cinco minutos, e sirva bem quente com os coentros picados por cima. A combinação do pimento ligeiramente picante com o toque adocicado do coco e do açúcar mascavado é um sonho!

 

Uma óptima sopa para si onde quer que o Verão esteja,

Ele

 

receita e foto: epicurious

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com