se um bolo de maçã delicia muita gente, um bolo de maçã com ricotta delicia muito mais

Já me estou a preparar para um novo semi-confinamento. Com as imbecis festas com centenas de pessoas a decorrerem em segredo e com as não menos imbecis pessoas que se passeiam sem máscara em público, era uma questão de tempo até que isto acontecesse. No próximo fim-de-semana, não há saídas dos concelhos. Até tremo com o que virá a seguir. Eu já estou a preparar o meu menu de bolos para fazer enquanto estiver fechado em casa.

No topo da minha lista de bolos a cozinhar, está este delicioso bolo de maçã com queijo ricotta, o que lhe dá uma textura muito mais cremosa. A receita é do site Food52 e é facílima de preparar.

Para fazer esta delícia, só vai precisar de manteiga sem sal à temperatura ambiente, açúcar, ovos, farinha, fermento, sal, queijo ricotta fresco, raspas de limão e uma maçã descascada e ralada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

251ea3fb-bebc-4b20-bc02-c3a1e935504f--2016-0309_it

 

O primeiro passo é bater a manteiga com o açúcar até ficar leve e mais clara. Reduza a velocidade da batedeira para o mínimo e acrescente os ovos, um a um, enquanto continua a bater. Sem parar de bater, adicione a farinha lentamente, o sal, o ricotta, as raspas de limão e finalmente a maçã ralada. 

Quando estiver tudo bem ligado, deite a massa para dentro de uma forma com cerca de 23 cm de diâmetro e com o fundo amovível, previamente untada com manteiga. Leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 25 a 30 minutos, até o bolo estar dourado no topo e começar a soltar-se dos lados da forma.

Deixe arrefecer durante dez minutos, antes de desenformar. Sirva com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima. 

 

Um óptimo confinamento para si onde quer que o bolo esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

 

Powered by Blogger.