risotto de espargos e limão para um jantar especial mas fácil

Hoje é dia de festa cá em casa! Infelizmente, não posso revelar o motivo, para não levantar suspeitas sobre o mistério, mas posso dizer que é dia de celebrar. E para celebrar, a um dia de semana, precisamos de uma receita espampanante, deliciosa, mas fácil de preparar.

A minha eleita foi esta receita de risotto de limão e espargos, do fantástico site Williams-Sonoma. Para fazer esta maravilha, só preciso de arroz arbório ou carnaroli, pontas de espargos, manteiga sem sal, azeite, uma chalota picada, tomilho fresco, vinho branco, caldo de galinha a ferver, sumo e raspas de limão muito fininhas, natas, queijo parmesão ralado e salsa picada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

apr-26-Creamy-Lemon-Risotto-with-Asparagus-revised

 

Coloque as pontas de espargos numa taça com duas colheres de sopa de água, tape levemente com película aderente e leve ao microondas, na potência máxima, durante cerca de dois minutos até ficarem prontos. Deixe de parte enquanto faz o risotto.

Derreta a manteiga juntamente com o azeite, numa panela grande, em lume médio. Junte a chalota picada e deixe saltear durante uns minutos. Quando a chalota começar a aloirar, acrescente os raminhos de tomilho e cozinhe mais um a dois minutos. Adicione o arroz e tempere com flor de sal. Mexa para envolver bem o arroz no molho. Coloque o vinho branco e mexa até o vinho evaporar. Deite a quantidade de caldo suficiente para cobrir o arroz e vá mexendo enquanto cozinha, sempre com a panela destapada. Se for preciso, vá acrescentando mais caldo à medida que este for evaporando.

Assim que o arroz começar a ficar al dente, misture os espargos, as raspas de limão, as natas e o parmesão ralado. Acerte o tempero de flor de sal e pimenta preta moída no momento. Termine com o sumo de limão e mais um pouco de caldo, se vir que o arroz está a secar. A ideia é que fique bem cremoso. Sirva com a salsa picada por cima e festeje. Só aquela acidez do limão combinada com os espargos já vale qualquer festa.

 

Um óptimo risotto para si onde quer que o limão esteja,

Ele

 

receita e foto: williams-sonoma

Powered by Blogger.