quais os alimentos que deve comer logo de manhã para reduzir os níveis de ansiedade

Portugal é dos países da Europa com mais problemas de ansiedade e perturbações de humor. Em 2016, calculava-se que um terço da população sofria de ansiedade ou depressão. E a situação tem piorado drasticamente em todo o mundo com a pandemia, os confinamentos e as restrições aos contactos entre famílias e amigos.

Foi por isso que o Huffington Post fez um levantamento dos melhores alimentos para combater a ansiedade. Segundo o jornal americano, alguns estudos mostram que certos ingredientes, como o zinco, magnésio, vitamina B ou ómega-3, podem ajudar a reduzir os níveis de ansiedade. E se forem ingeridos logo de manhã, estará a ajudar a marcar o resto do seu dia. Por isso, procure pequenos-almoços ricos em:

yu-hosoi-qplKfNIP_5g-unsplash.jpg

 

Abacate 

Não só está carregado de gorduras saudáveis e fibras, como também tem micronutrientes, como a vitamina B6 que ajuda a criar neurotransmissores que estabilizam o seu humor, ou o magnésio que contribui para regular a resposta do seu corpo ao stress.

Experimente uma tosta com abacate esmagado temperado com cominhos, flor de sal e pimenta (se estiver com pressa) ou com um ovo estrelado por cima (se tiver mais tempo). E por falar em...

stepan-babanin-ip3gtcb52bs-unsplash.jpg

...Ovos 

São outro alimento ideal para combater a ansiedade. Especialmente as gemas que contêm minerais como zinco e colina que estão associados a uma redução dos níveis de ansiedade. Além disso, os ovos ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, outro enorme contributo para regularizar a sua ansiedade.

Mexidos, estrelados, escalfados ou por cima de uma tosta de abacate, os ovos são sempre perfeitos para o seu pequeno-almoço.

joseph-gonzalez-fdlZBWIP0aM-unsplash.jpg

Iogurte 

Um estudo científico de 2015 concluiu que existia uma ligação entre o consumo de probióticos fermentados, como o iogurte, e a redução da ansiedade social. E quanto mais espessos forem os iogurtes, como o iogurte grego ou o iogurte islandês, melhor. 

O segredo está nos probióticos, por isso procure sempre nas etiquetas por “lactobacillus acidophilus”. É um palavrão, mas faz um benzão!

5f984365240000951f61e8ba.jpeg

Salmão 

Não lhe estou a pedir que coma uma posta de salmão grelhado ao pequeno-almoço, mas uma fatia de salmão fumado é uma delícia e está cheia de ómega-3, a tal gordura saudável que ajuda a reduzir a ansiedade e o stress. Então se juntar o salmão fumado com uns ovos escalfados, fica com uns ovos royal que, além de fazerem bem, são uma verdadeira delícia!

gettyimages-181900665-1564676601.jpg

Papas de aveia 

É mais uma forma de manter os seus níveis de açúcar estáveis durante o dia, evitando picos que provoquem a libertação de adrernalina. Além disso, a aveia é rica em cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina B6. Só boas notícias, portanto. Eu adoro papas de aveia, mais frias do que quentes. E então com iogurte são melhores ainda.

william-felker-fqkrXYMosT4-unsplash.jpg

Frutos vermelhos 

Alguns pequenos estudos indicam que a vitamina C ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e a melhorar o seu humor. Seja como for, numa altura como esta, a vitamina C já é óptima para fortalecer o seu sistema imunitário. E entre os frutos com mais vitamina C estão os morangos, as framboesas ou os mirtilos. Pode servi-los com iogurte ou até com umas papas de aveia. Vai ver como se sente logo mais tranquilo.

 

Um óptimo pequeno-almoço para si onde quer que a ansiedade esteja,

Ele

 

fotos: yu hosoistepan babaninjoseph gonzalez e william felker / unsplash; huffington post

Powered by Blogger.