Skip to main content

quais os alimentos que deve comer logo de manhã para reduzir os níveis de ansiedade

Portugal é dos países da Europa com mais problemas de ansiedade e perturbações de humor. Em 2016, calculava-se que um terço da população sofria de ansiedade ou depressão. E a situação tem piorado drasticamente em todo o mundo com a pandemia, os confinamentos e as restrições aos contactos entre famílias e amigos.

Foi por isso que o Huffington Post fez um levantamento dos melhores alimentos para combater a ansiedade. Segundo o jornal americano, alguns estudos mostram que certos ingredientes, como o zinco, magnésio, vitamina B ou ómega-3, podem ajudar a reduzir os níveis de ansiedade. E se forem ingeridos logo de manhã, estará a ajudar a marcar o resto do seu dia. Por isso, procure pequenos-almoços ricos em:

yu-hosoi-qplKfNIP_5g-unsplash.jpg

 

Abacate 

Não só está carregado de gorduras saudáveis e fibras, como também tem micronutrientes, como a vitamina B6 que ajuda a criar neurotransmissores que estabilizam o seu humor, ou o magnésio que contribui para regular a resposta do seu corpo ao stress.

Experimente uma tosta com abacate esmagado temperado com cominhos, flor de sal e pimenta (se estiver com pressa) ou com um ovo estrelado por cima (se tiver mais tempo). E por falar em...

stepan-babanin-ip3gtcb52bs-unsplash.jpg

...Ovos 

São outro alimento ideal para combater a ansiedade. Especialmente as gemas que contêm minerais como zinco e colina que estão associados a uma redução dos níveis de ansiedade. Além disso, os ovos ajudam a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, outro enorme contributo para regularizar a sua ansiedade.

Mexidos, estrelados, escalfados ou por cima de uma tosta de abacate, os ovos são sempre perfeitos para o seu pequeno-almoço.

joseph-gonzalez-fdlZBWIP0aM-unsplash.jpg

Iogurte 

Um estudo científico de 2015 concluiu que existia uma ligação entre o consumo de probióticos fermentados, como o iogurte, e a redução da ansiedade social. E quanto mais espessos forem os iogurtes, como o iogurte grego ou o iogurte islandês, melhor. 

O segredo está nos probióticos, por isso procure sempre nas etiquetas por “lactobacillus acidophilus”. É um palavrão, mas faz um benzão!

5f984365240000951f61e8ba.jpeg

Salmão 

Não lhe estou a pedir que coma uma posta de salmão grelhado ao pequeno-almoço, mas uma fatia de salmão fumado é uma delícia e está cheia de ómega-3, a tal gordura saudável que ajuda a reduzir a ansiedade e o stress. Então se juntar o salmão fumado com uns ovos escalfados, fica com uns ovos royal que, além de fazerem bem, são uma verdadeira delícia!

gettyimages-181900665-1564676601.jpg

Papas de aveia 

É mais uma forma de manter os seus níveis de açúcar estáveis durante o dia, evitando picos que provoquem a libertação de adrernalina. Além disso, a aveia é rica em cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina B6. Só boas notícias, portanto. Eu adoro papas de aveia, mais frias do que quentes. E então com iogurte são melhores ainda.

william-felker-fqkrXYMosT4-unsplash.jpg

Frutos vermelhos 

Alguns pequenos estudos indicam que a vitamina C ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e a melhorar o seu humor. Seja como for, numa altura como esta, a vitamina C já é óptima para fortalecer o seu sistema imunitário. E entre os frutos com mais vitamina C estão os morangos, as framboesas ou os mirtilos. Pode servi-los com iogurte ou até com umas papas de aveia. Vai ver como se sente logo mais tranquilo.

 

Um óptimo pequeno-almoço para si onde quer que a ansiedade esteja,

Ele

 

fotos: yu hosoistepan babaninjoseph gonzalez e william felker / unsplash; huffington post

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com