Bolachas de Manteiga e Coco com Aranhas



 
 
 

Mais uma ideia para comemorar o Halloween.... umas bolachas muito saborosas com aranhas assustadoras!.
É preciso um pouquinho de paciência para as fazer, mas tenho a certeza que depois de ver os sorrisos nas carinhas dos seus filhos/netos ou mesmo amigos, vai valer a pena!
 
Ingredientes:
125 gr de manteiga derretida
220 gr de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1 ovo L ou XL
300 gr de farinha com fermento
50 gr de coco ralado
 
Decoração:
Malteseres q.b.
100 gr de chocolate de culinária
50 ml de natas
Mini pérolas (para os olhos) q.b.


Preparação:
Pré aqueça o forno a 180º C. Coloque papel vegetal no fundo de um tabuleiro e reserve.
Bata bem o açúcar com a manteiga derretida. 
Junte a essência de baunilha e o ovo e bata mais um pouco.
Com a ajuda de uma colher de pau, adicione, aos poucos, a farinha e envolva. Por fim junte o coco ralado e volte a envolver até ficar bem integrado.
Com as mãos, faça pequenas bolas de massa e coloque-as no tabuleiro afastadas umas das outras. Com a ajuda de uma colher de sopa, pressione ligeiramente o topo de cada uma de forma a ficarem um pouco achatadas.
Leve ao forno a cozer aproximadamente 12 a 14 minutos. Retire do forno e coloque-as numa grelha para arrefecerem. (Ao serem retiradas do forno, ainda estão um pouquinho moles mas depois de frias ficam mais rijas).
Depois de frias, faça a decoração: Num tachinho, coloque o chocolate partido, as natas e leve a lume brando, mexendo sempre até o chocolate derreter. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente.
Coloque o creme num saco pasteleiro com bico fininho. Utilize um pouco do chocolate para "colar" dois malteasers em cada bolacha de forma a criar o corpo da aranha. Com este creme desenhe tambem quatro linhas de cada lado do "corpo" para formar as pernas. Com o restante chocolate, cole os olhos (mini pérolas). Deixe tudo secar e sirva. 
Nota: Alguns olhos foram feitos com mini pérolas comestíveis e outros com olhos de plástico (não comestíveis) neste último caso, deve ter em atenção, que as crianças/adultos não os comam!. Penso que com as mini pérolas as aranhas também ficam giras e este problema fica resolvido.
Fonte: Adaptado daqui
Powered by Blogger.