wraps tostados com presunto, cebola caramelizada e compota de figo, o almoço ideal para este domingo

Não consigo resistir a um queijo derretido dentro do que quer que seja. Se ainda por cima tiver uma fatia de presunto crocante, cebola caramelizada e o doce da minha fruta preferida por cima, fico mais corada do que o Brad Pitt a ouvir a Jennifer Aniston a dizer que ele é sexy, durante a leitura de um guião através do Zoom. Não viu? Procure online porque vale a pena ver o vídeo recheado de estrelas de Hollywood, como Sean Penn, Morgan Freeman e a Julia Roberts, a rirem-se do momento “constrangedor”.

Voltando a esta tentação que descobri no blog What Should I Make For…, é muito fácil de fazer e é um ótimo brunch ou um incrível almoço para hoje.

Só precisa de azeite, cebolas cortadas em fininhas meias luas, sal, açúcar mascavado e vinagre de jerez para as cebolas caramelizadas. Depois precisa de wraps, azeite, queijo gruyère ralado, presunto cortado em fatias fininhas, rúcula e compota de figo.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Caramelized-Onion-Prosciutto-and-Fig-Quesadilla-2-

 

Comece por fazer as cebolas caramelizadas: aqueça o azeite numa frigideira antiaderente em lume médio alto. Junte as cebolas e tempere com sal. Deixe cozinhar durante 15 minutos, mexendo várias vezes, até as cebolas ficarem macias e com um tom acastanhado. Junte o açúcar mascavado e o vinagre e misture tudo. Reduza para lume médio e deixe cozinhar durante mais 10 minutos. Vá mexendo sempre para não deixar colar ao fundo da frigideira nem queimar.

Agora, pincele cada wrap com azeite. Coloque um wrap numa frigideira antiaderente com o lado untado com azeite virado para baixo. Espalhe por cima um terço das cebolas caramelizadas, do queijo, do presunto e da rúcula.

Espalhe uma colher de sopa de compota de figo noutro wrap, no lado sem azeite, e ponha por cima do wrap que está lume com o lado com o azeite virado para cima.

Deixe cozinhar em lume médio, até o wrap ficar dourado, durante cerca de 3 minutos. Depois vire ao contrário e deixe cozinhar durante mais 3 minutos até ficar dourado de ambos os lados e o queijo derretido. Corte em quartos e repita o processo com os restantes wraps e ingredientes.

 

Um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: what should i make for…

 

Powered by Blogger.