ovos com cogumelos, queijo e azeite de trufas: esta é uma das minhas receitas preferidas e fica pronta em 15 minutos

Tem quase todos os meus ingredientes preferidos e é muito mais light do que imagina. Permitida pela dieta keto ou cetogénica, esta receita do blog Vikalinka é absolutamente genial. Por várias razões: primeiro porque tem ovos e queijo, depois porque tem azeite de trufas (que dá sempre um toque chiquérrimo a qualquer prato) e finalmente porque é muito fácil de fazer: são 5 minutos a preparar e 10 ao lume.

Só precisa de ter em casa manteiga, uma chalota picada, um dente de alho picado, 4 a 5 cogumelos laminados, vinho branco, ovos, sal e pimenta, queijo Comte ou o seu queijo preferido ralado, azeite de trufas e salsa ou cebolinho picado.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

Truffled-egg-soldiers-1-Edit.jpg

 

Derreta a manteiga numa frigideira em lume brando. Junte as chalotas picadas e deixe cozinhar durante 5 minutos até amaciarem. Acrescente o alho e os cogumelos e deixe cozinhar durante mais 2 a 3 minutos. Junte um pouco de vinho branco e raspe bem o fundo da frigideira para não deixar pegar.

Abra os ovos para dentro da frigideira e disponha o queijo por cima. Deixe cozinhar em lume brando durante 5 minutos. Tape e deixe os ovos apurarem durante mais 2 a 3 minutos (depende se gosta das suas gemas mais ou menos líquidas). Espalhe o azeite de trufas por cima e decore com a salsa ou com o cebolinho picado.

Sirva com palitos de pão tostado para mergulhar nas gemas dos ovos.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: vikalinka

 

Powered by Blogger.