o novo hotel de charme que nasceu dentro de um palácio na lousã
Uma das poucas vantagens desta maldita pandemia (talvez a única mesmo) foi a descoberta de locais maravilhosos no nosso país. Foi claramente o ano em que o meu Instagram se encheu de fotografias de quedas de água, lagos, praias fluviais, barragens e praias secretas, tudo nacional e em bom. A verdade é que Portugal é lindo e tem uma imensidão de sítios por explorar.
É o caso da Serra da Lousã. Acredito que para os exploradores da Natureza e das caminhadas seja um destino incontornável, mas eu, urbano depressiva me confesso, só estive aqui de passagem. E é um crime. Porque além da serra nos proporcionar programas incríveis como a observação de veados e javalis no seu habitat natural, podemos fazer percursos a pé ou de bicicleta que nos levam a rios e quedas de água de sonho. Já para não falar das Aldeias de Xisto, ali tão perto.
Ainda, por cima, agora temos um boutique hotel novo para ficar. No coração do centro histórico da vila localiza-se o Palácio da Lousã, recentemente recuperado pelo fundo de investimento DHM, responsável pela revitalização de hotéis como o Praia Verde Boutique Hotel, o Vila Monte, o Furnas Boutique Hotel e o Douro 41, entre outros.
O Discovery tem um enorme talento para recuperar hotéis e no Palácio da Lousã não foi exceção. Conseguiu manter os traços arquitetónicos do edifício principal, que persistem desde os séculos XVIII e XIX, ao mesmo tempo que criou toda uma ala nova e moderna.
O hotel tem hoje 46 quartos distribuídos pelo Palácio e pela Nova Ala, com um estilo clássico e contemporâneo, respetivamente. Ao todo, são 36 quartos standard, 6 superiores e 4 suites. Com uma enorme piscina exterior e inúmeros recantos no jardim, é o sítio ideal para passar um fim de semana, nesta altura em que o tempo ainda convida a um mergulho.
O Palácio da Lousã Boutique Hotel tem ainda dois restaurantes: no restaurante A Viscondessa, onde o Duque de Wellington e o General Ney estiveram durante as invasões francesas, vai sentir-se a viajar no tempo. Com um ambiente histórico e mais requintado, os tetos ornamentados e as madeiras trabalhadas, tem aqui uma carta com os sabores típicos da região.
Depois tem também o famoso À Terra, o restaurante comum a todos os hotéis do grupo. Nós somos completamente fãs do conceito: com uma carta simples com produtos frescos e locais, os pratos são deliciosos, modernos e reconfortantes. Sobretudo os que são cozinhados no forno a lenha ou até mesmo na própria lareira.
O restaurante tem um ambiente muito giro, despretensioso e uma carta original adaptada a cada região. No Palácio da Lousã, tem várias hipóteses à escolha: à mesa, ao balcão ou no jardim de Inverno, com vista para a Serra, é só sentar-se e deliciar-se. Que maravilha!
Além da piscina, tem salas de jogos e parque infantil, o típico lobby market que encontra em vários hotéis do grupo e toda uma serra para explorar. O Palácio da Lousã tem vários programas para propor aos hóspedes mais aventureiros: tours e percursos (pedestres ou BTT) pela Serra da Lousã, geocaching, escalada, observação de vida animal, piqueniques e visitas às Aldeias do Xisto. Já para não falar do Castelo da Lousã e das inúmeras cascatas, passadiços e praias fluviais por descobrir na região.
Preparado para um fim de semana de aventura, meu querido Marido Mistério?
Boa viagem para nós,
Ela
fotos: palácio da lousã
Comments
Post a Comment