Skip to main content

Estufado de novilho com romã

IMGP8716-Estufado de novilho com romã-Blog.JPG

Com o outono surgem os legumes e frutos desta época. A romã é caracterizada como um fruto muito versátil do outono, os seus bagos são sumarentos, vermelhos e de sabor adocicado que podem constituir diversas receitas.

Este fruto pode ser consumido de diferentes formas: em sumo, ao natural, utilizada em sobremesas, saladas ou como decoração de vários pratos de carne ou peixe.

Caso considere que a sua preparação é um pouco difícil, partilho convosco uma técnica que resulta sempre. Corte a romã na longitudinal, ficando com duas metades. Com a mão agarre numa metade, com a parte da casca para cima e bata-lhe com uma colher até os bagos começarem a cair.

A romã é sem dúvida um fruto muito interessante e com benefícios para a saúde, rica em vitamina C e com propriedades antioxidantes.

Bom apetite!! 

IMGP8720-Estufado de novilho com romã-Blog.JPG

Ingredientes

1kg de cachaço de novilho em cubos

sal e pimenta q.b.

1 colher (sopa) de farinha

azeite q.b.

1 cebola

2 dentes de alho

2 colher (sopa) de polpa de tomate

tomilho q.b

1 folha de louro

250ml de caldo de carne

250ml de vinho tinto

1 colher (sopa) de amido de milho

bagos de romã q.b.

salsa q.b.

Preparação

Coloque os cubos de novilho numa taça, tempere com sal e pimenta e envolva-os na farinha.

Aqueça um fio de azeite num tacho e sele a carne de ambos os lados, de modo a ficar corada. Retire e reserve.

No mesmo tacho deite um fio de azeite e refogue a cebola e os dentes de alho picados até a cebola ficar translúcida.

Adicione a polpa de tomate, o tomilho e o louro. Envolva bem e deixe cozinhar por dois minutos. Adicione o caldo de carne, o vinho tinto e a carne. Baixe o lume e deixe cozinhar por cerca de 50 minutos ou até a carne ficar bem suculenta e tenra.

Adicione o amido de milho dissolvido com um pouco de água e misture tudo muito bem, para engrossar um pouco o molho.

Por fim, junte os bagos de romã e enfeite com folhas de salsa.

Acompanhe o estufado de novilho com um cuscuz simples.

IMGP8723-Estufado de novilho com romã-Blog.JPG

IMGP8725-Estufado de novilho com romã-Blog.JPG

Informação: tempo de preparação- 1 hora; dificuldade- fácil; doses- 4.

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com