Skip to main content

burrata frita com molho de tomate cherry? está tudo maluco, ou quê?

Quando descobri esta receita do blog Cooking for Keeps, os meus olhos saltaram das órbitas, em choque:

- O quê? Burrata frita? Mas isto é um crime, um atentado contra a essência da própria burrata!

Mas eis senão quando os meus olhos se deparam com esta fotografia do interior da burrata a desfazer-se e pensei:

- Espera, Ela. Sempre foste contra preconceitos. Sempre adoraste descobrir receitas originais, não te ponhas com julgamento precipitados. Não negues à partida uma ciência que desconheces. Esta receita tem tudo para ser uma maravilha.

Foi assim que convenci o cético do meu querido Marido Mistério a vestir o avental e ir para a cozinhar fazer esta delícia.

Só precisa de ter em casa azeite, um pão bom cortado às fatias, tomate cherry cortado ao meio, alho picado, vinho branco seco, água, sal, açúcar, óleo de canola, pão ralado panko e pão ralado normal, alho em pó, farinha, um ovo mais uma colher de sopa de água, uma burrata, vinagre balsâmico e queijo parmesão ralado.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 a 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Fried-Burrata-with-Cherry-Tomato-Sauce-4.jpg

 

Aqueça uma panela com óleo de canola até metade. Espere que ferva.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180º C.

Pincele as fatias de pão com azeite e reserve uma colher de chá do azeite para o molho. Tempere com sal e pimenta. Disponha as fatias num tabuleiro e leve ao forno até ficarem douradas, durante cerca de 10 minutos.

Entretanto, aqueça uma frigideira em lume médio. Junte a colher de chá do azeite que guardou e deixe ferver. Junte os tomatinhos cherry partidos ao meio. Deixe saltear durante cerca de 4 minutos. Acrescente o alho picado e deixe cozinhar durante mais 30 segundos. Adicione o vinho branco e reduza para metade. Acrescente água, sal e açúcar. Deixe ferver em lume brando até formar um molho durante cerca de 3 a 4 minutos. Tempere com sal e pimenta.

Agora, misture o panko, o pão ralado, meia colher de chá de alho em pó e meia colher de chá de sal numa taça pequena. Tempere com sal e pimenta.

Coloque a farinha noutra taça pequena e tempere também com sal e pimenta. Junte o ovo e a colher de sopa de água numa taça pequena e misture bem.

Cubra a burrata de farinha. Retire o excesso e mergulhe-a no ovo. Retire o excesso antes de mergulhar na mistura do pão ralado. Retire novamente o excesso e volte a mergulhar no ovo e depois na mistura do pão ralado. Mergulhe a burrata mais uma vez no ovo e finalmente novamente na mistura do pão ralado.

Com a ajuda de uma escumadeira, mergulhe a burrata na panela com o óleo de canola a ferver. Deixe fritar até ficar com um tom dourado em todos os lados, durante cerca de 5 minutos, virando-a de vez em quando. Escorra a burrata numa folha de papel de cozinha.

Transfira o molho de tomate para um prato fundo e coloque por cima a burrata frita. Tempere com o vinagre balsâmico e decore com o queijo parmesão ralado. Sirva com as fatias de pão tostadas.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: cooking for keeps

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com