biscoitos de chocolate preto e manteiga de amendoim sem farinha

São tantas as qualidades desta fabulosa receita que eu nem sei por onde começar. Eu sei: pareço o Jerónimo de Sousa a falar do Estaline, mas estes bicoitos não têm defeitos. Não levam farinha, só precisa de ter em casa 7 ingredientes e demoram uns míseros 15 minutos a preparar. É tudo bom. E tudo tão bom.

Especialmente graças à fabulosa combinação do chocolate preto com a manteiga de amendoim. Se a manteiga de amendoim lhe dá aquele sabor tostado dos aperitivos, o chocolate preto vai derreter lentamente, ficando ainda meio cremoso no meio dos bicoitos.

A receita é do espectacular blog Ambitious Kitchen e, além da manteiga de amendoim natural sem açúcar e das pepitas de chocolate (eu prefeiro preto), leva apenas ovos, extracto de baunilha, açúcar mascavado, flocos de aveia (de preferência sem glúten) e bicarbonato de sódio. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

tumblr_e04d66aa560f838fed3e4674fea7009d_8715ebcd_1

 

Separe duas taças: numa misture os flocos de aveia com o bicarbonato de sódio; na outra, a manteiga de amendoim com o açúcar mascavado, os ovos e o extracto de baunilha. Quando a mistura da manteiga de amendoim estiver suave e bem ligada, junte-lhe os flocos de aveia e mexa com uma colher de pau. Finalmente envolva cuidadosamente as pepitas de chocolate na massa sem as partir.

Divida a massa em pequenas bolas com cerca de 5 cm. Espalhe as bolas por cima de um tabuleiro, forrado com papel vegetal, deixando cerca de 5 centímetros de intervalo entre elas, e achate-as ligeiramente com a mão de modo a ficar com discos altos.

Leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de 10 minutos. Quando os biscoitos começarem a ficar dourados e tostados nas bordas, pode retirá-los do forno. Polvilhe-os com um pouco de flor de sal antes de os servir. Coma-os depois de arrefecerem quando os biscoitos estiverem duros e o chocolate cremoso.

 

Uns óptimos biscoitos para si onde quer que a manteiga de amendoim esteja,

Ele

 

receita e foto: ambitious kitchen

 

Powered by Blogger.