salmão com molho à fiorentina, uma receita deliciosa que fica pronta em meia hora

Dá para acreditar na cremosidade deste molho? (Por favor, ler cremosidade com a pronúncia do Ronaldo a dizer “oleosidade”, vai ver que sabe muito melhor). Esta receita do blog Creme de la Crumb é divinal e ideal para uma segunda-feira porque é muito fácil de fazer. São 10 minutos a preparar e 20 ao lume. E o resultado é um suculento salmão mergulhado num molho cremoso que inclui manteiga, natas e queijo creme. Eu sei, não é muito light. Mas só se vive uma vez.

Só precisa de ter em casa lombos de salmão, sal e pimenta, manteiga e azeite. Para o molho à Fiorentina , precisa de mais manteiga, alho picado, caldo de galinha, espinafres baby, natas, queijo creme, sal e pimenta preta.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

salmon-florentine-4sm-4.jpg

 

Comece por preparar o salmão: tempere os lombos com sal e pimenta de ambos os lados.

Derreta a manteiga numa frigideira em lume médio. Depois de derreter a manteiga, junte um fio de azeite e misture.

Junte os lombos de salmão à frigideira, dispondo um a um, numa única camada. Sele de um dos lados durante 4 a 5 minutos até ficarem com um tom acastanhado. Depois, vire-os com cuidado e deixe cozinhar durante mais 5 a 7 minutos. O tempo ao lume vai depender da altura dos lombos.

Transfira os lombos de salmão para um prato e tape com uma folha de papel de alumínio para mantê-los quentes e húmidos.

Faça agora o molho: junte a manteiga e o alho na mesma frigideira e mexa em lume médio durante cerca de 2 minutos até a manteiga derreter completamente. Junte o caldo de galinha e deixe ferver em lume brando durante cerca de 5 minutos até o molho reduzir para metade.

Acrescente os espinafres, deixe cozinhar durante cerca de 1 minuto até murcharem. Junte agora as natas e o queijo creme. Continue a mexer até o queijo creme ficar completamente incorporado no molho, que deverá ficar cremoso e macio. Tempere com sal e pimenta. Prove e ajuste os temperos.

Volte a colocar os lombos de salmão na frigideira, espalhe o molho por cima com a ajuda de uma colher e sirva acompanhados de um arroz basmati e de uma salada.

 

Uma ótima semana,

Ela

 

receita e foto: creme de la crumb

 

Powered by Blogger.