pizza sem glúten, com base de courgette, para a dieta

Não leva farinha, não leva massa, não leva pão. Esta fabulosa pizza tem uma base fininha e crocante feita de courgette e de ovo. O único ingrediente que pode eventualmente ser maltratado em casa da Ágata Roquette é o queijo mozzarella. Mas temos de admitir que um bocadinho de queijo nunca matou ninguém.

A receita é do fabuloso site The Kitchn. E, como não leva farinha nem qualquer outro resquício de glúten, vou devorá-la sem dó nem piedade. 

Para fazer esta maravilha, só vou precisar de courgette, ovos, italian seasoning (uma mistura de orégãos, alecrim, manjericão e tomilho secos), queijo mozzarella ralado, molho marinara e manjericão fresco. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

k_Photo_Recipes_2020-07-Zucchini Pizza Crust_Kitchn_Snapshot_Zucch_PizzaCrust_399.jpeg

 

Comece por ralar a courgette nos buracos maiores do ralador. Coloque-a num passador, misture-a com meia colher de chá de sal fino e deixe assentar durante uns minutos.

Enquanto a água da courgette escorre, bata levemente um ovo, numa taça grande, com mais uma colher de chá de sal fino, o italian seasoning e pimenta preta moída no momento. Misture dois terços do queijo ralado com o ovo. Esprema bem a courgette, para libertar toda a água que ainda tiver, e misture-a com o ovo. 

Espalhe esta mistura por cima de um tabuleiro, forrado com papel vegetal e pincelado com azeite, criando um círculo o mais fininho possível – quanto mais fino, mais crocante a base vai ficar. Coloque o tabuleiro no terço inferior do forno, pré-aquecido a 230 ºC, e deixe tostar durante cerca de 20 minutos. Quando a parte de baixo da base estiver dourada e crocante, vire-a com cuidado para cima de outro tabuleiro e volte a levar ao forno durante mais 5 a 10 minutos, até que o outro lado da base também fique crocante.

Retire a base do forno, passe-o para o modo grelhador e espalhe metade do resto do queijo ralado por cima da base da pizza. Coloque o molho marinara por cima do queijo e termine com o restante queijo ralado pelo topo. Leve ao forno, na parte superior do mesmo, e deixe o queijo derreter durante mais dois a três minutos.

Sirva a pizza com as folhas de manjericão fresco espalhadas por cima.

 

Uma óptima pizza para si onde quer que a massa de farinha esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn

Powered by Blogger.