Skip to main content

granola com caramelo salgado caseiro, uma surpresa inesperada do nosso filho mistério com vocação para chef

IMG_5724.JPG

Queridos leitores, hoje é um dia diferente. Hoje, o Filho Mistério com tendência para chef veio tratar do negócio familiar. Como bons cidadãos, eu e os meus irmãos seguimos as regras de distanciamento social e evitamos estar em sítios com muita gente. O único problema é que passamos mais tempo em casa e os nossos pais não perdem uma oportunidade para nos escravizar. Não posso estar mais de duas horas em casa que começam logo ‘’Vá lá, só uma receita’’, ao que eu respondo sempre ‘’Estou de férias’’. O problema desta resposta é o sermão que vem a seguir: ‘’Vocês não fazem nada, só dormem o dia inteiro enquanto nós passamos o dia a trabalhar. O mínimo é ajudarem-nos’’. Então, desta vez, fiz um sacrifício, inventei uma receita, tirei fotografias E estou a escrever o texto para eu e os meus irmãos não termos de ouvir este discurso tão cedo outra vez.

Quando entrei na cozinha para pensar numa receita boa, comecei logo a receber palpites dos dois. ‘’Tem de ter bom aspeto’’, ‘’Tem de ser fácil’’, ‘’Já agora alguma coisa que dê para o pequeno almoço que a minha granola acabou hoje’’. Respirei fundo, contei até 10 e lembrei-me da receita de brownies de caramelo salgado que os meus pais publicaram no blog há uns tempos. E assim surgiu a melhor receita de granola de caramelo salgado alguma vez vista nesta casa.

 

IMG_5730.JPG

Antes de dizer os ingredientes, queria só deixar claro que eu sou um cozinheiro a sério, que usa ingredientes reais. Ao contrário do meu pai, que acha que caramelo salgado é derreter caramelos do supermercado e acrescentar sal. Então, para ter esta maravilha à sua frente vai precisar de:

Para o caramelo:

  • 200 g de açúcar branco
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 120 g de natas
  • meia colher de chá de sal

Para a granola:

  • cerca de 200 g de aveia
  • frutos secos a gosto
  • sementes de chia a gosto
  • sal grosso q.b.

IMG_5714.JPG

Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC.

Enquanto o forno aquece, derreta o açúcar numa panela em lume médio. Acrescente o sal e continue a misturar até estar completamente derretido.

Quando estiver, adicione a manteiga e deixe derreter também.

Por fim, junte as natas e misture até se formarem bolhas. Retire do lume e deixe arrefecer até estar à temperatura ambiente.

Para a granola, só tem de colocar todos os ingredientes misturados num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno durante 10 minutos, mexa com uma colher de pau, e deixe no forno outra vez até estar dourada (mais ou menos 5 minutos). Quando retirar, misture a granola ainda quente com o caramelo e tempere com sal a gosto. Depois, ponha a granola espalhada num prato até arrefecer para ficar estaladiça. Quando vir que está fria e já não está mole, pode guardar num jarro que feche bem.

E pronto, da minha parte é tudo. Tenha uma boa semana, e vamo-nos vendo, já que eu sou o único que ajuda minimamente os meus pais.

 

Obrigado por estar desse lado,

Ele Júnior

 

receita e foto: ele júnior

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com