Skip to main content

gratinado de frango e batata doce, o jantar mais fácil para aproveitar os restos da véspera

Quem tem muita gente para alimentar em casa sabe como é o stress de decidir o jantar. É preciso agradar a todos para não ter ninguém a fazer bolos de comida na boca durante o jantar; é preciso fazer doses industriais para não ter ninguém a atacar o armário das bolachas durante a noite; e é preciso ter uma receita fácil para não nos deixar horas à frente do fogão.

Resumindo: é preciso ter muita paciência! (emoji olhos revirados mais emoji furioso mais emoji desesperado) Ou então é preciso ter uma receita como esta fantástica criação do site Taste. Pode chamar-lhe lasanha para animar as crianças, mas, no fundo, é um gratinado cremoso de batata doce, queijo e frango que não lhe vai tomar mais de 20 minutos do seu precioso tempo. E que é perfeito para aproveitar os restos de frango que sobraram do jantar da véspera.

Tudo o que vai precisar é de batata doce cortada em fatias fininhas (cerca de 5 mm de espessura), crème fraîche, natas gordas, dois dentes de alho picados, estragão fresco picado, frango cozinhado desfiado (o ideal é aproveitar os restos de outra refeição), chalotas picadas e queijo cheddar ralado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

usequickcreamychicken-132563-1.jpg

 

Primeiro, vamos cozer a batata doce à velocidade da luz (isto se não tiver batata doce já cozinhada que tenha sobrado de outro jantar). Coloque as fatias fininhas dentro de um pyrex com 60 ml de água. Cubra com duas folhas de película aderente e leve ao microondas, na potência máxima, durante cerca de 8 minutos até cozinhar. Escorra a água e espalhe as fatias de batata doce pelo fundo de um pyrex, com 30 cm por 20 cm, untado com spray de cozinha.

Numa taça à parte, misture o crème fraîche com as natas, o alho e o estragão. Agora vai montar o seu gratinado por camadas – batata doce, frango, chalotas e 80 g do queijo ralado – intercalando as diferentes camadas com um pouco da mistura de crème fraîche. Termine com o crème fraîche e o resto do queijo ralado espalhados por cima.

Leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante cerca de meia hora. Sirva quando o queijo estiver a borbulhar, bem derretido, no topo.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que os restos estejam,

Ele

 

receita e foto: taste

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com