gratinado de frango e batata doce, o jantar mais fácil para aproveitar os restos da véspera

Quem tem muita gente para alimentar em casa sabe como é o stress de decidir o jantar. É preciso agradar a todos para não ter ninguém a fazer bolos de comida na boca durante o jantar; é preciso fazer doses industriais para não ter ninguém a atacar o armário das bolachas durante a noite; e é preciso ter uma receita fácil para não nos deixar horas à frente do fogão.

Resumindo: é preciso ter muita paciência! (emoji olhos revirados mais emoji furioso mais emoji desesperado) Ou então é preciso ter uma receita como esta fantástica criação do site Taste. Pode chamar-lhe lasanha para animar as crianças, mas, no fundo, é um gratinado cremoso de batata doce, queijo e frango que não lhe vai tomar mais de 20 minutos do seu precioso tempo. E que é perfeito para aproveitar os restos de frango que sobraram do jantar da véspera.

Tudo o que vai precisar é de batata doce cortada em fatias fininhas (cerca de 5 mm de espessura), crème fraîche, natas gordas, dois dentes de alho picados, estragão fresco picado, frango cozinhado desfiado (o ideal é aproveitar os restos de outra refeição), chalotas picadas e queijo cheddar ralado. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

usequickcreamychicken-132563-1.jpg

 

Primeiro, vamos cozer a batata doce à velocidade da luz (isto se não tiver batata doce já cozinhada que tenha sobrado de outro jantar). Coloque as fatias fininhas dentro de um pyrex com 60 ml de água. Cubra com duas folhas de película aderente e leve ao microondas, na potência máxima, durante cerca de 8 minutos até cozinhar. Escorra a água e espalhe as fatias de batata doce pelo fundo de um pyrex, com 30 cm por 20 cm, untado com spray de cozinha.

Numa taça à parte, misture o crème fraîche com as natas, o alho e o estragão. Agora vai montar o seu gratinado por camadas – batata doce, frango, chalotas e 80 g do queijo ralado – intercalando as diferentes camadas com um pouco da mistura de crème fraîche. Termine com o crème fraîche e o resto do queijo ralado espalhados por cima.

Leve ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante cerca de meia hora. Sirva quando o queijo estiver a borbulhar, bem derretido, no topo.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que os restos estejam,

Ele

 

receita e foto: taste

 

Powered by Blogger.