almoço fácil e fresco para levar para a praia: salada de farro com mozzarella e tomate

Estou naquela época do ano em que não consigo comer mais nada ao almoço que não seja uma salada fresca e leve. Mesmo quando não estou de férias, com este calor só quero pratos frescos e que não encham muito. Por isso é que fiquei logo rendido quando vi esta espectacular receita do fantástico site The Kitchn.

Além de levar tomate cherry e mozzarella fresca – que ficam bem em qualquer salada – leva farro, que é nutritivo e altamente saudável e que lhe dá uma textura semi-crocante que eu acho irresistível. Além destes três ingredientes, vai ainda precisar de azeite, sal, alho, vinagre, orégãos secos, pimenta, azeitonas, pimentos, picles de pepino e manjericão fresco. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

k_Photo_Series_2019-11-Ultimate-Potluck-Recipes_2019-11-Antipasto-Grain-Salad_Potluck_4_shot_1.jpeg

 

Comece por cozer o farro. Lave-o e escorra. Para o deixar solto e crocante, salteie-o ainda cru, numa panela com o azeite, durante cerca de 4 a 5 minutos, mexendo para não agarrar. Quando começar a ficar tostado, adicione 3 litros de água e uma colher de sopa de sal grosso, aumente o lume para o máximo e deixe cozer durante 10 a 15 minutos, até ficar al dente. Escorra e espalhe por cima de uma travessa para arrefecer enquanto prepara o resto.  

E o que é o resto? Em primeiro lugar, é fazer o molho. Pique os dois dentes de alho e misture-os, numa taça grande, com o vinagre, os orégãos, o sal e a pimenta. Enquanto mexe constantemente, vá juntando aos poucos o azeite.

Em segundo lugar, tem de misturar a salada. Adicione os restantes ingredientes à taça onde está o molho: as azeitonas pcadas e sem caroço, os pimentos picados, os picles laminados, os tomatinhos cherry cortados ao meio e as mini-mozzarellas cortadas ao meio. Envolva bem todos os ingredientes no molho. Acrescente o farro cozido e volte a misturar.

Ajuste o tempero de sal e pimenta e sirva com o manjericão fresco picado espalhado por cima.

 

Uma óptima praia para si onde quer que a salada esteja,

Ele

 

receita e foto: the kitchn

Powered by Blogger.