Skip to main content

parece um bolo, mas são umas divinais panquecas com recheio de morango

Existem os crepes, existem as panquecas e depois existe esta maravilha. Estou a olhar há mais de meia hora para esta beleza e ainda não a consigo qualificar decentemente. É quase um bolo. Mas também é uma compota. E umas panquecas. No fundo, é um sonho tornado realidade pelo espectacular site The Kitchn.

Para fazer esta verdadeira Gioconda das panelas, vou precisar de farinha, açúcar, ovos, sal, cardamomo em pó (pode não usar se não tiver em casa), leite e extracto de baunilha. Para o espectacular recheio de morango, preciso de morangos, manteiga sem sal, açúcar e um limão. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

k_Edit_2020-05-26-Strawberry-Pancake_Strawberry-Pancake-6352.jpeg

 

A primeira missão é colocar uma frigideira grossa, de 25 cm, no forno e ligá-lo nos 220 ºC.

Enquanto a frigideira aquece, faça o espectacular recheio de morangos. O tal que é quase uma compota e que vai dar o toque molhadinho e irresistível a esta panqueca. Numa taça, misture bem o açúcar com as raspas de um limão. Noutra taça, envolva os morangos, cortados ao meio, no sumo do mesmo limão. 

Divida a manteiga em pedaços e coloque-a na frigideira quente, dentro do forno, durante um a dois minutos. Quando a manteiga estiver derretida, mas não queimada, misture-lhe quase todo o açúcar de limão. Espalhe os morangos com o sumo por cima e termine com o resto do açúcar no topo. Leve novamente ao forno durante 10 minutos.

Deixe o recheio a apurar no forno e prepare a massa das panquecas. Misture numa taça a farinha, o açúcar, o sal e o cardamomo (se usar). Noutra taça (pode usar as mesmas que usou para o recheio, desde que as limpe com papel de cozinha), bata os ovos até ficarem em espuma. Acrescente o leite e o extracto de baunilha e bata mais um pouco. Agora vá juntando a farinha enquanto continua a bater. Quando tiver uma massa macia, bata mais 30 segundos com força antes de terminar.

Deite a massa por cima dos morangos e volte a levar ao forno, agora nos 200 ºC, durante cerca de 20 minutos. Quando vir que a massa insuflou e ficou dourada, está pronta a ser devorada. Sirva com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima e, se for mesmo para a desgraça, um pouco de natas batidas – ligam maravilhosamente com o recheio de morango.

 

Umas óptimas panquecas para si onde quer que os morangos estejam,

Ele

 

receita e foto: the kitchn 

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com