Skip to main content

o novo gin português é artesanal, feito com frutos do ribatejo e é absolutamente maravilhoso

Imagin 2 (1).jpeg

 

Esta é daquelas notícias que me enche de orgulho. Não é que eu seja um furioso nacionalista que marcha, pela Avenida da Liberdade abaixo, de braço dado (ou esticado) com o André Ventura. Mas sempre que descubro bons produtos portugueses fico encantado. E se esses produtos forem um gin – que tradicionalmente não é comum encontrar em Portugal – então melhor ainda.

Foi por tudo isto que fiquei fora de mim quando, há umas semanas, provei pela primeira vez o I'MaGin. Além de ter um nome original e criativo, este gin é quase uma obra de alta relojoaria. Produzido por um casal de enólogos que fez uma pequena destilaria de 30 metros quadrados no jardim de sua casa, o gin recorre quase exclusivamente a ervas aromáticas nativas do Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros. Os botânicos são da região, a pimenta rosa cresce no jardim da família e o freixo usado vem de uma árvore centenária que está naquela que sempre foi a casa dos avós do produtor.

Imagin 1bxc 2 2.jpeg

O resultado é um gin único e delicioso, cuidadosamente destilado num pequeno alambique de cobre com 20 litros de capacidade, que nunca dá origem a mais de 2.100 garrafas por ano. Com um sabor seco na boca, torna-se especial graças aos aromas inigualáveis do tomate, do pêssego e dos morangos da lezíria ribatejana utilizados na produção.

Os responsáveis por esta verdadeira preciosidade são Maria do Carmo e Manuel Melícias que, com a ajuda dos filhos, já começaram a plantar zimbro no jardim para não terem de recorrer a botânicos importados de outras regiões. Eu estou verdadeiramente obcecado por esta maravilha. De tal maneira que só descansei quando consegui convencer os produtores a colocarem o gin à venda na Loja do Casal Mistério. Por isso, já pode encomendá-lo aqui para o receber em casa, em qualquer ponto de Portugal Continental.

Imagin 3.jpeg

Se gostar de gin à antiga, siga o conselho dos Melícias e sirva-o simples, apenas com gelo e uma boa água tónica. Ou então vá por mim e misture-lhe uns fios de casca de laranja, zimbro e pimenta rosa. A minha querida Mulher Mistério – sim, Ela também bebe, e de que maneira! – adora este gin com morangos e pimenta rosa. A escolha é sua. Só não pode é comprar muitas garrafas porque a produção e limitadíssima e nós queremos que o gin chegue para todos os nossos leitores.

 

Um óptimo gin para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: i'magin

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com