este bolo de chocolate sem farinha só precisa de 5 ingredientes e é uma maravilha

Também não tem açúcar refinado. Leva açúcar de coco, que eu adoro. Este bolo é tão bom que não vai conseguir parar de comer. Paleo e sem glúten, fica húmido por dentro e crocante por fora. A receita é do blog Downshiftology e é muito fácil de fazer.

Só precisa de ter em casa 5 ingredientes: pepitas de chocolate semi doces, manteiga ou óleo de coco, ovos (com as gemas separadas das claras), açúcar de coco, café em pó e cacau em pó para decorar, mas este último é opcional.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 pessoas, espreite aqui a receita original.

Flourless-Chocolate-Cake-5 (1).jpg

 

Pré-aqueça o forno a 150º C.

Unte a base e os lados de uma forma de tarte. Se quiser pode pôr por cima uma folha de papel vegetal para ajudar a desenformar no fim.

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e vá mexendo até derreter completamente. Se preferir, pode derretê-los no micro-ondas, com intervalos de 20 segundos. Deixe arrefecer à temperatura ambiente.

Enquanto o chocolate arrefece, bata as claras em castelo. Acrescente lentamente o açúcar de coco enquanto bate (cerca de uma colher de sopa de cada vez) e reserve as claras em castelo.

Entretanto, junte as gemas dos ovos e o café em pó ao chocolate derretido (garanta que o chocolate já está mesmo à temperatura ambiente, senão acaba por fazer ovos mexidos no chocolate).

Junte 1/3 das claras ao chocolate e misture. Depois envolva com cuidado o resto das claras.

Transfira a massa para a forma que preparou e leve ao forno durante 45 minutos. O bolo vai crescer até ao topo da forma, mas quando arrefecer vai diminuir. Espere que o bolo arrefeça completamente e, só nessa altura, é que retira da forma. Decore com o cacau em pó antes de servir.

 

Um ótimo domingo,

Ela

 

receita e foto: downshiftology

 

Powered by Blogger.