Skip to main content

frango com molho de espinafres baby para um jantar rápido e delicioso

Depois dos ovos florentinos, agora chegou o frango à florentina à Mansão Mistério. A fantástica e facílima ideia é do delicioso site Food52 e junta a facilidade de uns peitos de frango (um ingrediente que já faz parte desta família) com o requinte de um molho nascido na realeza.

A associação da expressão "florentino" à comida terá nascido durante a Renascença com o casamento de Catarina de Médici com Henrique II de França. Terá sido a Rainha nascida em Florença a levar para França os espinafres como um ingrediente culinário. E isso deu origem à famosa receita de ovos florentinos (ovos com espinafres) e mais tarde à utilização da expressão "florentino" para qualquer receita que contenha espinafres.

Eu sou absolutamente deslumbrado por espinafres – tanto os grandes, que vêm ainda com pé – como aos espinafres baby que até ficam deliciosos crus numa salada. E por isso vou fazer hoje para o jantar estes divinais peitos de frango à florentina.

Vai precisar de peitos de frango sem ovos nem pele, azeite, farinha, manteiga, chalotas picadas, alho picado, vinho branco, natas, espinafres baby e salsa picada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

4f7ae54a-96bb-4de9-9020-dae421344f4b--Chicken_Flor

 

Aqueça uma frigideira com o azeite em lume médio-alto. Tempere os peitos de frango com flor de sal e pimenta preta e envolva-os levemente na farinha, sacudindo os excessos. Frite os peitos de frango, um de cada vez, no azeite até ficarem bem dourados (cerca de 8 minutos de cada lado). 

Retire os peitos de frango para um prato, reduza ligeiramente o lume e acrescente a manteiga à mesma frigideira aproveitando o azeite que lá ficou. Assim que a manteiga tiver derretido, salteie neste molho as chalotas e o alho picado. Acrescente o vinho branco e mexa, raspando alguns restos de gordura que tenham ficado agarrados ao fundo da frigideira. 

Deixe ferver, em lume brando, até evaporar cerca de metade do molho. Junte as natas e cozinhe, enquanto mexe, durante mais cinco a oito minutos. Quando vir que o molho engrossou de tal forma que consegue cobrir a parte de trás de uma colher de sopa, desligue o lume. E só depois é que acrescenta os espinafres baby. Mexa uns segundos para os espinafres murcharem. Corrija o tempero de sal e coloque os peitos de frango, cortados em pequenas fatias, por cima do molho florentino. Salpique com salsa picada e sirva com umas rodelas de limão a acompanhar.

 

Uns óptimos peitos de frango à florentina onde quer que os ovos estejam,

Ele

 

receita e foto: food52

 

Comments

Popular posts from this blog

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco