Não há nada como uma pessoa tentar manter-se saudável numa altura como esta. E isso implica fazer exercício, dormir bem e manter uma alimentação equilibrada. Nada disto nos vai curar do novo coronavírus, como é evidente, mas preocuparmo-nos com a nossa saúde é sempre importante – e mais ainda numa fase de pandemia viral.
Depois de termos publicado a lista com os melhores ingredientes para fortalecerem o nosso sistema imunitário, aqui fica o ranking dos alimentos habituais na nossa alimentação que são mais ricos em vitamina C, um antioxidante importante para os seus vasos sanguíneos bem como para combater infecções, em alguns casos infecções respiratórias, segundo o Medical News Today.
Aqui fica o ranking do site My Food Data com informação do Ministério da Agricultura Americano.
1. Goiaba
228 mg de vitamina C por cada 100 g
Conhecemo-la mais da goiabada brasileira, mas é frequente encontrar esta fruta nos supermercados portugueses.
2. Pimentos
128 mg de vitamina C por cada 100 g
Crus ficam óptimos nas saladas. Assados ficam óptimos nas saladas. Os pimentos são maravilhosos de qualquer maneira ou em qualquer prato.
3. Kiwi
93 mg de vitamina C por cada 100 g
Eu adoro kiwi de manhã, simples, sem mais nada, antes de uma fantástica e crocante torrada. Também fica delicioso em saladas.
4. Brócolos
89 mg de vitamina C por cada 100 g
É um dos legumes que mais comemos cá em casa. Eu gosto deles pouco cozinhados e ainda crocantes. É a melhor forma de preservar os nutrientes e, em particular, a vitamina C.
5. Papaia
61 mg de vitamina C por cada 100 g
É a terceira fruta desta lista e também é deliciosa. Experimente servi-la com umas gotas de lima espremidas por cima e vai ver que não se arrepende.
Estes são apenas os 5 alimentos mais ricos em vitamina C que encontramos regularmente nos supermercados portugueses. Mas há mais. E não custa nada espreitar aqui a lista completa para tentar ter a alimentação mais equilibrada possível.
Mas, por amor da santa, agora não vá a correr para o supermercado comprar todos os kiwis que vir à frente. Além de acabar por deixá-los estragar em casa, está a contribuir para que os supermercados entrem em ruptura de stock, privando outras pessoas de comprarem comida. E não se esqueça: muito mais importante do que aquilo que come é seguir as recomendações das autoridades de saúde – evitar espaços com muita gente bem como contactos directos com outras pessoas, lavar bem as mãos, tossir para o braço e evitar levar as mãos à cara. Se todos fizermos isso, não há vírus que resista.
Uma óptima semana para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: jennifer pallian; d.r.; hanyue tan; ashish vyas; miguel maldonado/unsplash
Comments
Post a Comment