Skip to main content

os 5 alimentos com mais vitamina C

photo-1525202705644-6691dccddd2b.jpg

Não há nada como uma pessoa tentar manter-se saudável numa altura como esta. E isso implica fazer exercício, dormir bem e manter uma alimentação equilibrada. Nada disto nos vai curar do novo coronavírus, como é evidente, mas preocuparmo-nos com a nossa saúde é sempre importante – e mais ainda numa fase de pandemia viral. 

Depois de termos publicado a lista com os melhores ingredientes para fortalecerem o nosso sistema imunitário, aqui fica o ranking dos alimentos habituais na nossa alimentação que são mais ricos em vitamina C, um antioxidante importante para os seus vasos sanguíneos bem como para combater infecções, em alguns casos infecções respiratórias, segundo o Medical News Today.

Aqui fica o ranking do site My Food Data com informação do Ministério da Agricultura Americano.

 

882b4701cd6543741b1ef4957e657f28.jpg

1. Goiaba 

228 mg de vitamina C por cada 100 g

Conhecemo-la mais da goiabada brasileira, mas é frequente encontrar esta fruta nos supermercados portugueses.

hanyue-tan-N-F1_oEa-y0-unsplash.jpg

2. Pimentos 

128 mg de vitamina C por cada 100 g

Crus ficam óptimos nas saladas. Assados ficam óptimos nas saladas. Os pimentos são maravilhosos de qualquer maneira ou em qualquer prato.

ashish-vyas-0islNC8XGlY-unsplash.jpg

3. Kiwi 

93 mg de vitamina C por cada 100 g

Eu adoro kiwi de manhã, simples, sem mais nada, antes de uma fantástica e crocante torrada. Também fica delicioso em saladas.

photo-1553175005-a1129d5c188c.jpg

4. Brócolos 

89 mg de vitamina C por cada 100 g

É um dos legumes que mais comemos cá em casa. Eu gosto deles pouco cozinhados e ainda crocantes. É a melhor forma de preservar os nutrientes e, em particular, a vitamina C.

photo-1526318472351-c75fcf070305.jpg

5. Papaia 

61 mg de vitamina C por cada 100 g

É a terceira fruta desta lista e também é deliciosa. Experimente servi-la com umas gotas de lima espremidas por cima e vai ver que não se arrepende.

 

Estes são apenas os 5 alimentos mais ricos em vitamina C que encontramos regularmente nos supermercados portugueses. Mas há mais. E não custa nada espreitar aqui a lista completa para tentar ter a alimentação mais equilibrada possível.

Mas, por amor da santa, agora não vá a correr para o supermercado comprar todos os kiwis que vir à frente. Além de acabar por deixá-los estragar em casa, está a contribuir para que os supermercados entrem em ruptura de stock, privando outras pessoas de comprarem comida. E não se esqueça: muito mais importante do que aquilo que come é seguir as recomendações das autoridades de saúde – evitar espaços com muita gente bem como contactos directos com outras pessoas, lavar bem as mãos, tossir para o braço e evitar levar as mãos à cara. Se todos fizermos isso, não há vírus que resista.

 

Uma óptima semana para si onde quer que esteja,

Ele

 

fotos: jennifer pallian; d.r.; hanyue tanashish vyasmiguel maldonado/unsplash

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com