Skip to main content

#fiqueemcasa e delicie-se com esta facílima tarte de tomate com queijo feta e mel

Como sabe, tenho uma força de vontade e uma disciplina do tamanho de uma ervilha. Já nem estou a falar da minha eterna dieta. Estou em pânico porque de um momento para o outro deixei de fazer desporto. Antes de nos enfiarmos em casa, era o meu querido Marido Mistério que me levava arrastada, agora temos de arranjar uma solução alternativa. Ando a pesquisar aulas de pilates online, ou sugestões de treinos para abater calorias, mas só encontro expressões como “burpees”, “jumping jacks” e “x-crunch”! What??? Alguém pode esclarecer uma pobre alma que odeia ginásio e que não faz a mais pequena ideia do que estão a falar? Alguém tem um dicionário de ginástica para me emprestar? Já estou a imaginar os nossos queridos Filhos Mistério a gozarem e a filmarem a nossa aula de ginástica para publicarem no Instagram, naquelas “contas privadas” das quais somos descaradamente banidos. Mas, ao mesmo tempo, consegui descobrir duas vantagens neste início de quarentena: estamos mais tempo com eles, que estão naquela terrível idade que só nos querem ver pelas costas, e o meu querido Marido Mistério tem mais tempo para cozinhar. E, só por causa disso, hoje o nosso jantar vai ser assim.

Tomato-Pie-2.jpg

 

Descobri esta maravilha no blog The Awesome Green e enviei o link por Whatsapp ao meu querido Marido Mistério, como quem não quer a coisa. O que vale é que Ele ficou ainda mais rendido do que eu à receita. Os miúdos, então, deliraram.

Ele só vai precisar de farinha integral, água quente, azeite extra virgem, levedura seca ativa, açúcar, sal, uma gema de ovo e sementes de cominho preto para a base. Para o recheio, uma mistura de tomates coloridos cortados às fatias, alho esmagado, queijo feta em crumble, mostarda Dijon, orégãos secos, folhas de manjericão, pinhões tostados, azeite extra virgem e vinagre de sidra.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Pré-aqueça o forno a 175º C.

Numa taça grande, misture a farinha com a levedura, o sal e o açúcar. Depois, junte a água e o azeite e misture bem até obter uma massa. Amasse durante 2 a 3 minutos e depois estenda-a na bancada, formando um círculo com cerca de 35 cm de diâmetro.

Espalhe a mostarda por cima da massa e junte metade do queijo feta, dois dentes de alho e algumas folhas de manjericão.

Disponha por cima as fatias de tomate deixando uma margem com cerca de 4 cm da berma. Vá variando as cores para obter um padrão colorido. Junte o resto dos dentes de alho, do queijo feta e do manjericão e espalhe por cima o vinagre de sidra e o azeite.

Dobre as pontas da massa por cima do recheio, de forma a obter uma tarte redonda. Pincele as pontas da massa com uma gema de ovo e espalhe por cima as sementes de cominho preto.

Leve ao forno durante 40 minutos.

Retire e deixe assentar durante 10 minutos antes de servir.

Decore com um fio de mel, pinhões tostados e manjericão fresco.

Pode comer quente ou fria.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: the awesome green

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com