Skip to main content

#fiqueemcasa dia 1: panquecas de aveia e canela com apenas 63 calorias

Ontem quando acordámos, às oito da manhã, vi a luz: o nosso filho mais velho já estava acordado. Renasceu dentro de mim a esperança secreta de um milagre. “Acordou mais cedo para estudar, que amor!”.

Tomei banho e, quando desci para tomar o pequeno-almoço com o meu querido Marido Mistério, o nosso universitário tinha se deslocado da cama para o sofá da sala:

- Vou só ver uma série antes de começar a estudar.

Respirei fundo, contive-me e não disse nada. OK. O dia mal tinha começado. Eu e o meu querido Marido Mistério decidimos que iriamos começar a trabalhar em casa por volta das 9h00. Faríamos um intervalo para almoçar com os miúdos e depois retomaríamos o trabalho, a seguir ao almoço até ao fim da tarde. Instruí os miúdos para se organizarem:

- Façam um horário. Por exemplo, de manhã estudam, à tarde veem filmes, séries ou estão no telemóvel.

- OK, amanhã faço isso.

Segundo revirar de olhos. Não vai ser fácil. Quando não estou em casa não sou testemunha ocular do que eles não estudam. Enfim, vou ter de redobrar a minha infinita paciência.

Enquanto trabalhávamos, ao computador, e com auriculares nos ouvidos, os miúdos foram acordando, fizeram o pequeno-almoço e foram tomando banho.

pancakes-61.jpg

 

Ao almoço, não se falou de outro tema. Coronavírus é provavelmente a palavra mais pronunciada nos últimos dias, em todas as casas. Aproveitamos sempre as refeições para falar abertamente do assunto, tentando que os miúdos percebam que ao ficarem em casa e ao não insistirem para ir ter com os amigos podem estar a salvar vidas. Porque é disso que se trata: salvar vidas. E, sem sermos alarmistas, tentamos que eles entendam que isto é só o início. Infelizmente, estes números vão aumentar e muito. Para ter uma noção, em 24 horas descobri que conhecia pelo menos 10 pessoas infetadas com o coronavírus. Felizmente, por enquanto, nenhum está em estado grave.

A tarde decorreu de forma tranquila: o nosso filho com vocação para chef fez um bolo de chocolate, os outros ajudaram e devoraram-no com a mesma rapidez com que o fizeram, e o mais velho lá se enfiou no quarto a estudar. Espero eu.

MV5BNmI3YTJkZWEtYWQ3My00MTI3LThjNjQtMGI5NzFjMjhkZm

À noite, chegámos a um fácil consenso para vermos uma série em família: Brooklyn Nine-Nine, uma série cómica, que pode ver aqui, sobre o dia a dia de uma esquadra de Nova Iorque. Fique com este aperitivo hilariante:

É tudo o que precisamos nesta altura: de rir. Todos juntos. Com saúde. 

Hoje, o meu querido Marido Mistério foi o primeiro a acordar e, claro, enquanto se atualizava no Ipad com os últimos números e artigos sobre o Coronavírus, acordou-me. Emoji a revirar os olhos.

Lá me levantei, muito mais cedo do que era suposto a um sábado de manhã e, ao terceiro dia de isolamento voluntário, decidi que o nosso pequeno-almoço seria o costume. As tradições são para se manter, mesmo em tempos de crise. Sobretudo se as tradições forem deliciosas como esta receita de panquecas de aveia e canela com farinha integral que descobri no blog Pinch of Yum. Para quem não sabe ou está a ler o nosso blog pela primeira vez (jura? Não acredito!), sábado é o Dia da Panqueca na Mansão Mistério. É quase um ritual, uma religião. E, de preferência, saudáveis como estas, que têm apenas 63 calorias cada.

Para fazer esta maravilha, o meu querido Marido Mistério precisa de leite, queijo cottage, 2 ovos e 2 claras de ovo, farinha integral, flocos de aveia, bicarbonato de sódio, canela e extrato de baunilha. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 panquecas, espreite aqui a receita original.

Coloque todos os ingredientes num liquidificador e misture bem durante 30 segundos até obter uma massa com uma textura de creme macio. 

Entretanto, pré-aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio alto. Coloque um pouco da massa das panquecas no centro da frigideira e agite até formar uma panqueca. Deixe cozinhar durante cerca de 3 minutos ou até começar a borbulhar no topo. Vire a panqueca ao contrário com a ajuda de uma espátula e deixe cozinhar durante mais 1 a 2 minutos. Transfira para um prato. Repita o processo até acabar a massa.

Sirva as panquecas com frutos vermelhos, manteiga de amêndoa, sementes de chia ou xarope de ácer.

Depois de me deliciar sem culpas com esta maravilha saudável, vou fazer um horário para dividir tarefas domésticas. Vai ser bonito, vai.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: pinch of yum

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bifanas no Monsieur Cuisine

Bom dia!... Sugestão de hoje: ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ Para esta receita vamos precisar de : 800g bifanas (cortadas finas & pequenas) 50g azeite 25g banha 4 (dentes de) alho 100g tomate (em pedaços) 75g polpa de tomate 50g pimento 160g de cerveja / + / vinho branco 1 folha de louro sal pimenta piri-piri ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ No copo do Monsieur Cuisine coloca azeite, banha, alho, tomate, pimento e polpa de tomate. Programa : 5 seg. / vel.5 (...) Depois, programa , para refogar: 5 mins. / 120ºC / vel.1 (...) Em seguida junta a cerveja e vinho branco.  Programa : 30 seg. / vel. 5 - Durante os 30 segundos, vai aumentando a velocidade para 6 e 7... No final, acrescenta a carne e o louro. Tempera com sal, pimenta e piri-piri. Programa : "Steamer" [20 minutos (default)], faz "iniciar" e novamente "Steamer" para o tempo correr...  Depois disso, programa mais 10 minutos / 100ºC / "Reverse" vel.1 (...) Sugestão:  Poderás aco