Como se manter saudável em tempos de quarentena [Coronavírus, covid-19]

Estamos a atravessar um período conturbado… Vivemos um período em que para o nosso bem e para o bem de todos devemos permanecer em casa. Não somos apenas um, nós somos um TODO, aquilo que fazemos afeta toda a coletividade. Por isso, devemo-nos manter em casa, evitar ao máximo sair para salvaguardar a nossa proteção e a de todos aqueles que nos rodeiam. Neste momento, esta é a NOSSA MISSÃO! Juntos salvamos o “mundo”!

Para ajudar a atravessar esta fase de uma forma saudável, elaborei uma lista com 10  sugestões para que se mantenha saudável, a nível mental, emocional e físico.

https://www.hospitaldaluz.pt/Portals/_default/SiteData/GlobalAssets/Noticias/Images/2020/Fevereiro/novas-orientacoes-recomendacoes-covid-19.jpg

1. Faça uma alimentação saudável: agora mais do que nunca, liberte-se dos alimentos processados e cheios de açúcar, pois estes enfraquecem o seu sistema imunitário. Coma comida de verdade!

2. Beba água para se manter hidratado.

3. Durma bem! Se tiver dificuldades em adormecer, poderá escutar uma música relaxante. Procure por “músicas para dormir rápido” no Youtube e verá como o/a irão ajudar. Mesmo que não consiga adormecer, vai sentir-se mais calmo e descansado.

4. Faça exercício físico em casa. Existem imensos vídeos no Youtube que o/a poderão orientar/inspirar. Não precisa de ter nenhum equipamento!

Resultado de imagem para home workout squat gif

5. Meditação: sente-se numa posição confortável e concentre-se na sua respiração. Se for difícil para si, poderá escutar meditações guiadas ou uma música relaxante. Faça-o pelo menos 10 minutos por dia.

6.  Divirta-se: se tiver filhos, brinque com eles. Se não tiver, ouça músicas felizes, cante, dance à sua maneira. Sentir alegria fortalece o nosso sistema imunitário.

Resultado de imagem para funny dance gif

7.  Ao tomar banho imagine que a água está a limpar todos os seus pensamentos e sentimentos negativos. Seguidamente, visualize uma luz violeta a inundar o seu corpo, purificando-o.

8. Se tiver tempo livre, aprenda algo novo: pode, por exemplo, fazer download de aplicações grátis para aprender línguas.

9. Aproveite para planear ementas! Planifique ementas semanais para este período mais difícil, de acordo com os alimentos que tem em casa. Comece a adiantar também algumas ementas que poderá seguir quando tiver uma maior liberdade para comprar todos os alimentos que desejar. No meu blog encontra diversas ementas que o podem inspirar.

10. Não veja notícias de hora em hora. Isso não vai mudar a situação em que vivemos e só vai aumentar a sua ansiedade e enfraquecer o seu sistema imunitário! Informe-se, sobretudo em sites de confiança e não acredite em tudo o que vê nas redes sociais. Se for uma pessoa ansiosa e tiver tendência a sofrer ataques de pânico, não veja notícias e peça para os seus familiares ou amigos mais próximos o/a informarem caso aconteça algo de enorme relevância que você precise saber.

Sejam Saudáveis, Sejam Felizes
– Suzana Cardoso

Partilhar

Powered by Blogger.