Skip to main content

um jantar de luxo para fazer em menos de meia hora: vieiras salteadas com molho de mostarda e limão

Parece um prato complicado, mas é das receitas mais simples que já publicámos aqui. Estas fabulosas vieiras braseadas, com um delicioso molho de limão, do extraordinário blog The Recipe Critic, têm um aspecto divinal, impressionam em qualquer jantar de cerimónia e ficam prontas em 28 minutos.

E isso é se quiser seguir o conselho da autora da receita e hidratar as vieiras num banho de água salgada durante cerca de dez minutos. Caso contrário, pode fazer o jantar em pouco mais de 15 minutos.

Tudo o que vai precisar é das vieiras, azeite, manteiga, alho picado, vinho branco, caldo de galinha, raspas e sumo de limão, alcaparras, mostarda de Dijon, endro e cebolinho. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

pan-seared-scallops-4.jpg

 

Se quiser hidratar bem as vieiras, misture cerca de 250 ml de água com 100 g de sal. Mexa até dissolver e depois acrescente um litro de água gelada. Mergulhe as vieiras neste banho e deixe-as hidratar durante cerca de 10 minutos. Passe as vieiras por água, seque-as com papel de cozinha e deixe-as assentar durante mais dez minutos antes de as cozinhar.

Aqueça o azeite numa frigideira grande, em lume forte, e salteie as vieiras temperadas com mais um pouco de sal. Deixe-as tostar, sem as mexer, durante três minutos. Adicione a manteiga, vire as vieiras ao contrário e cozinhe-as do outro lado enquanto as rega com a manteiga derretida.

Assim que as vieiras estiverem opacas, retire-as para um prato e não lave a frigideira. Reduza o lume para o médio e aloire o alho no molho onde cozinhou as vieiras, sem o deixar queimar. Junte o vinho branco e aumente novamente o lume. Quando o vinho tiver reduzido para cerca de metade, acrescente o caldo de galinha, as alcaparras e as raspas e o sumo de limão. Vá mexendo e cozinhando enquanto o molho reduz para cerca de metade.

Agora só precisa de retirar a frigideira do lume para misturar a mostarda, voltar a colocá-la ao lume e envolver as vieiras neste molho delicioso. Acerte os temperos de sal e pimenta. Quando as vieiras estiverem quentes, sirva-as com o endro e o cebolinho picados e espalhados por cima. Acompanhe com uma salada ou com um arroz basmati.

 

Um óptimo jantar para si onde quer que as vieiras estejam,

Ele

 

receita e foto: the recipe critic

 

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com