Skip to main content

papas de aveia no forno com maçã e canela, um pequeno-almoço saudável para toda a família

Cá em casa, estas papas de aveia no forno não costumam sobrar. Toda a gente adora. E mesmo se sobrarem, também são uma excelente sobremesa, sobretudo, se forem acompanhadas de uma bola de gelado de baunilha ou de chantilly. A receita é do ótimo blog Will Cook For Friends e vale a pena fazer de véspera e, no dia seguinte de manhã, só tem de aquecer.

Para isso tem de ter em casa flocos de aveia, açúcar mascavado, canela, gengibre ralado, cravinho, sal, leite (pode ser de origem vegetal), molho ou puré de maçã, manteiga derretida ou óleo de coco, extrato de baunilha, maçãs cortadas em cubos, nozes ou nozes pecan (opcional), uma a duas maçãs cortadas em fatias muito fininhas para a cobertura e xarope de ácer ou mel.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

23195933221_a715f2922c_c.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Numa taça grande misture todos os ingredientes, exceto uma colher de sopa de açúcar mascavado e as fatias de maçã.

Espalhe a mistura numa travessa ou num pirex grande. Alise e disponha por cima as fatias de maçã e espalhe a colher de sopa de açúcar mascavado.

Leve ao forno durante 45 a 50 minutos ou até as fatias de maçã no topo ficarem macias mas ao mesmo tempo crocantes.

Retire do forno e deixe arrefecer durante 10 minutos.

Decore com um fio de xarope de ácer ou mel antes de servir.

Se só for comer no dia seguinte, guarde no frigorífico num recipiente fechado e aqueça no micro-ondas.

Se quiser servir como sobremesa, acompanhe com uma bola de gelado ou de chantilly.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: will cook for friends

Comments

Popular posts from this blog

RECEITA DE MOLOTOF DE CARAMELO

Ingredientes: 5 claras 5 colheres de sopa de açúcar Caramelo líquido q.b. Preparação: Numa tigela bata as claras em castelo até ficar bem firmes. De seguida, junte o açucar e o caramelo. Bata mais um pouco. Unte a forma com caramelo e deite o preparado anterior. Leve ao forno a 180º entre 7 a 10 minutos. Retire e desenforme. Nota: Não abra o forno enquanto a cozedura. Deixe arrafecer o molotofe dentro do forno. Bom Apetite!! Fonte:

Bolo de Abóbora da Clara de Sousa....é uma maravilha!

Ingredientes:  4 ovos 70 g de margarina 350 g de açúcar 600 g de abóbora 120 g de farinha 120 g de farinha maisena 75 g de coco ralado 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó Preparação:  Corte a abóbora em pedaços e leve a cozer em água. Coloque a polpa sobre um coador para perder toda a água da cozedura. Calque um pouco se necessário. Depois de escorrida deve ficar com aproximadamente 320 a 350 g. Bata as gemas com a margarina até ficar cremoso. Acrescente um a um os outros ingredientes, abóbora, açúcar, farinha de trigo, farinha maisena, coco ralado e fermento em pó. Por fim, junte as claras batidas em castelo. Unte e enfarinhe uma forma de buraco grande. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 a 45 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Bolo de ananás formidável... bem fofinho e húmido

Ingredientes 1 lata de ananás das grandes 2 chávenas de chá de farinha 2 chávenas de açúcar 7 ovos 1 colher de café de fermento em pó Caramelo líquido q.b. 1. Ligue o forno a 180ºC. 2. Separe as gemas das claras e bata as claras em castelo com um pitada de sal. 3. Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa homogénea e de seguida verta a calda do ananás. 4. Peneire a farinha e o fermento e junte ao preparado das gemas. 5. Por fim envolva as claras em castelo com gentileza. 6. Unte uma forma de chaminé com o caramelo e forre-a com as rodelas de ananás. 7. Se lhe sobrar ananás, corte aos pedacinhos e adicione à massa. 8. Leve o bolo ao forno por cerca de 35 a 50 minutos, vá verificando com o palito, não deixe cozer demais para não ficar seco. 9. Desenforme quente.  Fonte original todos os direitos reservados a:  http://desastresculinarios.blogspot.com