panquecas de amêndoa com apenas 5 ingredientes para fazer em 15 minutos

Sábado de manhã sem panquecas na Mansão Mistério é tão impensável como eu ser convidada para desfilar na Semana de Moda de Paris. Cá em casa, dá direito a revolta se, por um acaso do destino, decidirmos inovar no menu do nosso brunch de sábado. Por isso, tento sempre fazer receitas saudáveis como esta, que descobri no blog Ambitious Kitchen, para poder roubar uma garfada aos sortudos dos nossos Filhos Mistério.

Estas panquecas têm apenas 5 ingredientes: farinha de amêndoa, bicarbonato de sódio, leite de coco, ovos e extrato de baunilha, fora, claro, os temperos, a gordura vegetal para fazer as panquecas e os toppings que quiser adicionar. A vantagem desta receita é que é tão saudável que é permitida em dietas como a cetogénica ou low carb.

Para fazer esta maravilha, precisa de 3 ingredientes líquidos: ovos, leite de coco light e extrato de baunilha. Depois precisa de ingredientes secos como farinha de amêndoa e bicarbonato de sódio. Finalmente, precisa de uma pitada de sal e manteiga, azeite ou óleo de coco para fritar as panquecas. Pode adicionar, se gostar, mirtilos ou pepitas de cacau.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 3 pessoas (6 panquecas), espreite aqui a receita original.

almondflourpancakes-4-1.jpg

 

Comece por misturar, numa taça grande, os ovos, o leite de coco e o extrato de baunilha até obter um creme macio. Junte a farinha de amêndoa, o bicarbonato de sódio e uma pitada de sal. Misture bem. Pode acrescentar mirtilos ou pepitas de cacau à massa, se gostar.

Derreta a manteiga ou aqueça um fio de azeite ou de óleo de coco numa frigideira antiaderente, em lume médio baixo.

Coloque uma concha de sopa da massa no centro da frigideira. Agite até formar uma panqueca. Deixe cozinhar até o topo começar a borbulhar e as pontas das panquecas ficarem acastanhadas. Vire a panqueca ao contrário até ficar com um tom dourado e acastanhado, durante cerca de 2 minutos.

Repita o processo até acabar a massa. Se for preciso, vá adicionando mais manteiga ou gordura vegetal e reduza para lume brando para não queimar as panquecas.

Decore com mirtilos e sirva com um fio de xarope de ácer ou mel.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: ambitious kitchen

 

Powered by Blogger.