ovos no forno com queijo e ervas aromáticas, um brunch irresistível que fica pronto em 25 minutos

De facto, não consigo resistir a esta combinação explosiva de ovos com queijo no forno. É imbatível e sabe bem a qualquer hora do dia. Esta receita do blog Alexandra's Kitchen demora 10 minutos a preparar e, no máximo, 15 no forno, e é o brunch ideal para esta terça-feira de Carnaval. Fácil e deliciosa, vai fazer-me saltar da cama mal abrir um olho e lembrar-me que pedi ao meu querido Marido Mistério para fazer esta maravilha para o nosso brunch de hoje.

Ele só precisa de salsa picada, tomilho picado, alecrim picado e salva ou sálvia picada, manteiga sem sal, sal e pimenta preta moída, natas, Tabasco, ovos e queijo Gruyère ralado. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

bakedeggs1.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 200º C e ferva água numa chaleira.

Misture todas as ervas aromáticas numa taça pequena.

Unte 8 ramequins individuais.

Abra um ovo para dentro de cada ramequim.

Tempere com sal e pimenta. Coloque duas colheres de chá de natas, uma colher de chá da mistura de ervas aromáticas e uma pitada de Tabasco por cima de cada ovo. Finalize com uma colher de sopa de queijo por cima.

Coloque os ramequins num tabuleiro grande de forma a que eles não toquem uns nos outros. Despeje a água a ferver para o tabuleiro de maneira a ficar a cerca de um terço da altura dos ramequins.

Leve ao forno durante 9 a 15 minutos. O ideal é ir controlando a partir dos 9 minutos porque depende do forno e da espessura dos seus ramequins. Não se esqueça de que os ovos continuam a cozinhar mesmo depois de retirados do forno.

 

Um ótimo Carnaval,

Ela

 

receita e foto: alexandra's kitchen

 

Powered by Blogger.